RECEIO
A TransUnion, empresa global de informações e insights, divulgou resultados do estudo Consumer Pulse referentes ao segundo trimestre de 2023. Nesta edição, o destaque é a preocupação das pessoas para os próximos meses com o aumento das taxas de juros, desemprego e inflação nos produtos consumidos diariamente como alimentos, gás, energia elétrica, etc.
RENDA MELHOR
Apesar disso, segundo a pesquisa, 33% dos entrevistados relataram aumento de renda no período – em comparação com 26% no segundo trimestre de 2022. O acesso ao crédito, por exemplo, foi limitado, apesar de sua relevância para a movimentação da economia.
CRÉDITO
A maioria dos entrevistados (57%) considerou que o acesso a crédito e empréstimo são extremamente ou muito importantes para atingirem suas metas financeiras.
RESTRITO
Porém, apenas 45% afirmaram que atualmente têm acesso suficiente a crédito e a empréstimos, sendo que 26% correspondiam a pessoas com renda mensal de menos de R$1 mil.
CUIDADO
A preocupação da população com a inflação reflete imediatamente na vida financeira e no poder econômico dessas famílias, dificultando seu planejamento. Acesso ao crédito e aos juros de acordo com cada perfil ajudam a viabilizar produtos normalmente inacessíveis, como financiamento de imóveis e automóveis e, por consequência, auxiliam na inclusão financeira no Brasil.
ECONOMIA
Além de desenvolver a economia do país, o alcance ao crédito também é essencial para impulsionar o crescimento das pessoas”, diz Claudio Pasqualin, Vice-Presidente de Soluções da TransUnion Brasil.
DIGITALIZAÇÃO
A tendência de consumo de produtos e serviços digitais é uma realidade para 41% dos entrevistados. Deste total mais de 50% reportaram fazer suas transações bancárias e de consumo via meios digitais.
DIGITALIZAÇÃO 2
Embora 38% dos brasileiros entrevistados tenham dito que usaram serviços bancários digitais no último mês que antecedeu a pesquisa, entre a Geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2004), esse número chega a 45%.
MAIS VELHOS
Na contramão, apenas 26% dos Baby Boomers (pessoas nascidas entre 1944 e 1964) utilizaram serviços bancários digitais no mesmo período. Por terem comportamento ativo no meio digital, 56% da Geração Z disse concordar em receber anúncios personalizados de acordo com as suas preferências e necessidades, enquanto apenas 42% de Baby Boomers fariam o mesmo.
FRAUDES
O medo da invasão de uma conta digital ainda é uma realidade entre a população. Esta foi a ameaça digital de maior preocupação relatada por 22% de consumidores.
COMPARTILHAMENTOS
85% das pessoas mostraram receio em compartilhar informações pessoais; entre elas, 68% citaram o medo de terem suas identidades roubadas. Nestes momentos, empresas que querem se precaver de possíveis fraudes e auxiliar consumidores a terem uma jornada de compra mais segura, podem contar com ferramentas de cruzamento de dados que auxiliam na identificação correta de pessoas.
MAIS USADOS
Além disso, os esquemas de fraude mais frequentes relatados por quem afirmou ter sido alvo de tentativas de fraude on-line, por e-mail, telefone ou mensagem de texto nos últimos três meses foram:
• Vishing (ligações telefônicas fraudulentas para que pessoas revelem informações), com 28%;
• Roubo de cartão de crédito com cobranças indevidas, com 27%;
• Smishing (mensagens de texto com objetivo de enganar as pessoas para que revelem informações pessoais), com 25%
RG
As fraudes causadas pelo uso de identidades falsas, além de gerar problemas para o consumidor, afetam indiretamente a sua relação com as empresas, pois a confiança do cliente nos seus processos de segurança é abalada”, explica Pasqualin.
FONTE
O estudo Consumer Pulse do segundo trimestre de 2023 foi baseado em um levantamento junto a 965 brasileiros no período de 4 a 19 de maio de 2023 pela TransUnion, em parceria com um provedor de pesquisa terceirizado, a Dynata.
MOVIMENTO
Os moradores do Distrito de Nova Califórnia, na região da Ponta do Abunã, formaram uma longa fila em frente à Escola Municipal Professora Maria Jacira Feitosa, em busca de atendimento oferecido pelo Projeto MP Itinerante.
ETAPA
O Procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, destacou o esforço de todos para a realização desta segunda etapa do Projeto, que começou na segunda-feira.
IDENTIDADE
Os atendimentos tiveram maior demanda na expedição de RG e da segunda via do documento. O MP Itinerante oferece inúmeros serviços referentes a sua atuação e as de parceiros.
EQUIPE
Ao todo, 95 membros e servidores participam dos atendimentos. Na terça-feira (26), o MP Itinerante atendeu na Coordenadoria Regional de Ensino, no Distrito de Extrema.
SEBRAE
Uma comitiva brasileira embarcou na madrugada de domingo (24) com destino a Lima, capital do Peru. A Missão é uma agenda conjunta entre o Sebrae RO e o Governo de Rondônia com o objetivo de participar da Expoalimentaria 2023, que acontece nesta semana no Peru.
PARCERIA
Os estados de Rondônia e Acre estarão presentes com um estande compartilhado, que será apresentado oficialmente ao público através de uma cerimônia conjunta entre as comitivas dos dois estados às 8h, de quarta-feira (27), primeiro dia de Feira.
AGENDA
Além de participar de uma das mais importantes feiras do setor de alimentos da América Latina, dentro da agenda oficial da Missão Brasileira no Peru estão incluídas ainda uma visita técnica ao Porto de Chancay, a promoção de um encontro na Embaixada Brasileira em Lima e uma série de visitas a empresas peruanas sediadas em Lima.
ROTA
Um importante tema das reuniões é o Fortalecimento da Rota Interoceânica Amazônia Ocidental. A iniciativa pretende estimular as conexões dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso com os países vizinhos.
RECONHECIMENTO
O projeto “Reabilitando pela Arte”, que possui mais de 20 anos de existência, auxiliando na reabilitação de apenados por meio do teatro, foi reconhecido pelo Poder Executivo Estadual, por meio do Decreto nº 28.455, de 21 de setembro de 2023, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Rondônia.
POSITIVO
O projeto é promovido pela Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso – Acuda. O projeto, que existe desde 2000, já auxiliou na reabilitação de vários apenados por meio do teatro.