Na noite do último sábado (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia conduziu uma operação de fiscalização de trânsito ao longo da BR 364, próximo ao Km 01, na cidade de Vilhena/RO. Durante essa operação, a equipe da PRF interceptou um caminhão transportando prata e diversos produtos desprovidos de nota fiscal. Além disso, uma pistola foi apreendida na posse do condutor do veículo, um homem de 45 anos.
Durante a abordagem, a equipe de fiscalização realizou uma verificação dos equipamentos obrigatórios no interior da cabine do caminhão e, surpreendentemente, encontrou uma pistola calibre 9 mm e 42 munições escondidas debaixo da cama. O condutor alegou ser o proprietário da arma, afirmando tê-la adquirido há aproximadamente dois anos. No entanto, ele não possuía a documentação necessária para o transporte legal do armamento.
Além da apreensão da arma de fogo, a equipe de fiscalização também encontrou oito pacotes contendo prata, totalizando 43 kg, diversas caixas de cigarros e fardos de vestuários. Quando questionado sobre a origem dessas mercadorias, uma vez que nenhuma delas estava acompanhada de nota fiscal, o condutor alegou que todos os produtos seriam entregues em São Paulo/SP e que cada tipo de mercadoria pertencia a um fornecedor diferente.
Com base nas informações obtidas, as autoridades constataram, inicialmente, a ocorrência dos seguintes crimes: porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, usurpação de bens ou matérias-primas da União e transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. O infrator foi detido e encaminhado às autoridades policiais, ficando à disposição do Poder Judiciário para responder às acusações.