Samuel Costa lançou um desafio inusitado aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): ele promete dar um carro zero quilômetro para quem conseguir provar que Bolsonaro iniciou e concluiu uma única obra em Rondônia durante seu mandato (2019-2022). Segundo Costa, Bolsonaro não realizou nenhuma obra estruturante no estado, ao contrário dos governos petistas, que deixaram um legado de investimentos.
“Bolsonaro não fez nada por Rondônia”, diz Costa
Samuel Costa fez duras críticas ao ex-presidente e questionou a falta de investimentos federais em Rondônia durante sua gestão. Para provar sua tese, ele reforçou o desafio: dará um carro 0 km para quem apontar uma única obra iniciada e concluída no governo Bolsonaro no estado.
“O governo tem que ser avaliado pela sua entrega. Lula e Dilma trouxeram obras e investimentos para Rondônia, enquanto Bolsonaro não fez nada. O agronegócio só pensa no próprio bolso e financia boa parte da imprensa rondoniense para tentar vender uma imagem de que a direita defende os interesses da sociedade, mas, na verdade, quando a coisa aperta, é sempre a esquerda que defende o trabalhador”, afirmou Costa.
Diante da ausência de investimentos estruturantes, Samuel Costa reforçou que qualquer político ou apoiador da direita pode participar do desafio. “Quero ver alguém me mostrar uma obra do Bolsonaro em Rondônia. Qualquer uma! Essa bajulação da direita rondoniense ao bolsonarismo só serve para alienar indivíduos que vivem numa bolha, acreditando em um governo que nunca entregou nada para o estado”, declarou.
E ele insistiu: “Se alguém provar que Bolsonaro iniciou e concluiu uma única obra em Rondônia durante o seu governo, eu entrego um carro zero quilômetro. Mas até agora, ninguém conseguiu me mostrar nada.”
Para Samuel Costa, o contraste entre os governos progressistas e a gestão Bolsonaro é evidente. Ele listou uma série de investimentos feitos durante as gestões de Lula e Dilma que, segundo ele, trouxeram desenvolvimento para Rondônia. Entre os projetos citados estão:
BR-364: Manutenção e ampliação da principal rodovia de escoamento da produção do estado.
Usinas do Madeira (Jirau e Santo Antônio): Projetos que impulsionaram a geração de energia e criaram milhares de empregos.
Institutos Federais de Rondônia (IFRO): Expansão da educação técnica e profissionalizante em diversas cidades.
Programa Luz Para Todos: Levou energia elétrica para comunidades rurais e isoladas.
Restaurantes Populares: Implantação de unidades que oferecem refeições a preços acessíveis para a população de baixa renda.
Farmácia Popular: Criação de unidades que garantiram medicamentos gratuitos ou a preços reduzidos para a população.
Minha Casa, Minha Vida: Construção de milhares de casas e apartamentos, garantindo moradia digna para os rondonienses.
“Enquanto Lula e Dilma trouxeram investimentos para Rondônia, Bolsonaro deixou apenas promessas e discursos vazios. Eu desafio qualquer um a provar o contrário. Se me mostrarem uma única obra iniciada e concluída pelo Bolsonaro no estado, eu entrego um carro 0 km na hora”, reforçou Costa.
Além das críticas à gestão Bolsonaro, Samuel Costa também apontou o agronegócio e a elite econômica como responsáveis por financiar a imprensa local para manter a imagem da direita como defensora dos interesses da sociedade.
“Essa narrativa é falaciosa. Quem sempre garantiu direitos trabalhistas, políticas sociais e proteção ao povo foi a esquerda”, afirmou.
Ele também destacou que Bolsonaro governou apenas para grandes empresários e ruralistas, deixando de lado os trabalhadores e pequenos produtores.
“O trabalhador rondoniense precisa enxergar a realidade”
Para Samuel Costa, o desafio do carro 0 km não é apenas uma provocação, mas um alerta à população rondoniense sobre a falta de investimentos federais no estado durante o governo Bolsonaro.
“O que Bolsonaro fez por Rondônia? Nada. Nem estrada, nem hospital, nem investimentos para o pequeno agricultor. Seu governo serviu apenas aos interesses do agronegócio e dos grandes empresários”, criticou.
Por fim, Costa reafirmou o compromisso com seu desafio: “Se aparecer alguém com uma única obra iniciada e concluída no governo Bolsonaro aqui em Rondônia, eu entrego um carro zero. Mas até agora, ninguém trouxe nada.”
O desafio de Samuel Costa continua de pé, e ele espera que a população rondoniense reflita sobre as gestões que realmente trouxeram avanços para o estado. “O trabalhador rondoniense precisa entender que os governos progressistas sempre estiveram ao lado do povo, enquanto a direita governa para poucos”, finalizou.