A Polícia Federal prendeu um foragido da Justiça de Rondônia e apreendeu aproximadamente 340 kg de drogas durante a deflagração da Operação Espia, realizada na última quinta-feira (10) com foco na desarticulação de um esquema de tráfico internacional de entorpecentes com atuação em vários estados brasileiros.
A ação cumpriu seis mandados judiciais nas cidades de Teresina (PI), Caxias (MA) e Fortaleza (CE), sendo dois de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão. As ordens foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal do Piauí e pela Vara de Execuções Penais de Porto Velho (RO).
O principal alvo da investigação foi capturado em flagrante no município de Altos (PI), quando transportava drogas em um compartimento oculto de uma caminhonete. O homem, que estava foragido de Rondônia, usava identidade falsa e era apontado como o líder da organização criminosa. Segundo a PF, o grupo recebia remessas de entorpecentes por meio de aeronaves que pousavam em pistas clandestinas no interior do país.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos cerca de 290 kg de cocaína e 50 kg de maconha, totalizando mais de 340 kg de substâncias ilícitas. A operação representa mais um duro golpe contra o narcotráfico e evidencia a atuação interestadual e organizada do grupo criminoso.
A Polícia Federal seguirá com as investigações para identificar outros envolvidos no esquema e aprofundar as conexões da quadrilha com o tráfico internacional de drogas.