Publicidade

Rondônia segue firme em seus viés de direita, mas adoradores de Bolsonaro começam a minguar

Confira as notícias do dia por, Cícero Moura.

Por

Redação

PRISÃO
A decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, dominou todos os noticiários do país, na segunda-feira.


DIA SEGUINTE
A prisão domiciliar ocorreu no dia seguinte à manifestação realizada por bolsonaristas em todo o país, cobrando fora Lula e fora Moraes, além de exaltar o presidente dos EUA, Donald Trump.


DEU RUIM
E foi por ter participado, através de chamadas de vídeo e outras ações, que Jair Bolsonaro, que já estava impedido de sair de casa aos finais de semana e de segunda à sexta, das 19h às 6h, teve a prisão domiciliar decretada.


CURIOSO
O curioso é que foram filhos e aliados mais próximos que realizaram as chamadas de vídeo e acabaram por fazer Bolsonaro quebrar as medidas cautelares, que haviam sido decretadas por Moraes.


MANIFESTAÇÃO
Por falar em manifestação, em Porto Velho cerca de uma centena de pessoas participou dos protestos. Única política com mandato que fez barulho foi a vereadora da extrema direita, Sofia Andrade. 


AUSENTES
Os demais bolsonaristas com mandato, sumiram. Fingiram demência e não apareceram, nem nas manifestações em Rondônia e nem fora do Estado.


ROGÉRIO
O senador Marcos Rogério, por exemplo, preferiu participar de cavalgada em Ouro Preto do Oeste. Refém do bolsonarismo, ele foi alvo de uma avalanche de críticas dos apoiadores do ex-presidente, por não participar dos protestos.


EXPLICAÇÃO
Ideologia extremista é isso: cobra caro quem não faz tudo o que a plateia quer. Ao mesmo tempo que fortalece, quando contrariados, viram ferrenhos inimigos.


ROCHA
Enxotado das hostes bolsonaristas, o governador Marcos Rocha também ficou mudo. Ele já chegou a ir pra São Paulo (SP), gravar vídeos em manifestação  bolsonarista. Mas, agora evita.


FUGA
Outra fuga de Rocha deverá ser em relação à visita do presidente Lula. De olho no voto do “conservador de direita” rondoniense, ele não deverá aparecer na foto com a comitiva presidencial.


LULA
Lula estará em Rondônia na próxima sexta-feira (08), onde assinará a ordem de serviço para a ponte do rio Guaporé, ligando Guajará-Mirim a Guayaramerim, na Bolívia.


MILHÕES 
O valor da obra está orçado em R$ 421 milhões. A ponte ligando os dois países terá a extensão de 1,22Km e vai facilitar a interligação do Brasil com os portos do Pacífico, no Peru.


AGENDA
Quem aproveitou o recesso parlamentar para percorrer os municípios rondonienses foi a deputada federal Sílvia Cristina.


PRÉ-CANDIDATA
Pré-candidata ao Senado, ela tem intensificado suas visitas, encontros, visitas e entrevistas.


SAÚDE
Tendo como pauta principal a saúde, especialmente o combate ao câncer, ela tem apostado em seu trabalho, como alavanca para um voo maior ao Senado.


PARTIDO
As pretensões de Sílvia esbarram na questão partidária. Ela não seria a primeira escolha da sigla após a criação da federação do PP, partido que ela preside em Rondônia, com o União Brasil.


SEM VAGA
Na federação, que deverá ser formalizada, Sílvia não teria assegurada a vaga para o Senado. Um caminho seria o PSD de Expedito Junior, que sonha viabilizar o prefeito de Cacoal, Adailton Furia, como o pré-candidato ao Governo.


ILUSIONISMO
O problema é que tem muita gente no meio político desconfiada da candidatura de Fúria ao governo. Ele já teria se conscientizado que não vale a pena trocar o certo pelo duvidoso.


ILUSIONISMO 2
Saindo candidato a deputado federal, fazendo dobradinha com a esposa Juliane para a Assembleia Legislativa, haveria muito mais chance real de sucesso.


ILUSIONISMO 3
Pesquisas internas em Cacoal teriam apontado que mesmo com a esposa de Fúria sendo candidata, não haveria prejuízo político para o deputado Cássio gois, que concorrerá à reeleição.



ILUSIONISMO 4
Góis já construiu uma base eleitoral muito sólida no município e região e deve, inclusive, aumentar a votação em relação ao pleito passado.


HONRARIA
Nesta quarta-feira (6), a Assembleia Legislativa concede ao advogado e empresário Gabriel Tomasete o título de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia. 


HONRARIA 2
A honraria é uma das mais altas distinções conferidas pelo Estado e reconhece relevante contribuição ao desenvolvimento de Rondônia, especialmente nas áreas da defesa do consumidor, gestão penitenciária e políticas públicas voltadas à coletividade. 


HONRARIA 3
Tomasete é frequentemente convidado por parlamentares para debater temas de interesse do estado no Congresso Nacional, na ALE/RO e em eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em diversas regiões do país, demonstrando seu prestígio e mobilização nacional.


FRASE
Alguns somem mais rápido que elogio falso quando percebem que o trono que adulavam virou banquinho.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.