SECRETÁRIO DE LULA – Expedito Neto desafia a velha guarda e pode redesenhar o PT em Rondônia

Novos ventos estão soprando para a esquerda no Estado

Acomodado nos últimos pleitos eleitorais em acordos e arranjos que pouco ou nada tinham a ver com projetos políticos estruturantes — priorizando apenas conveniências de poder —, o Partido dos Trabalhadores em Rondônia vive um processo contínuo de encolhimento. A ausência de novas lideranças é apontada como um dos principais fatores desse declínio e pode explicar a movimentação que levou à chegada de Expedito Neto às fileiras da legenda, sob chancela direta do diretório nacional.

Atual secretário do governo Lula, com atuação no Ministério da Pesca, Neto enxergou na legenda a oportunidade de crescer politicamente e, ao mesmo tempo, oxigenar um partido que já foi uma das maiores potências eleitorais do Estado. Para isso, porém, será necessário romper com os acordos firmados pela chamada velha guarda petista, historicamente apegada a cargos, espaços administrativos e posições no staff público.

Mesmo contando com um percentual fiel do eleitorado — que já se mostrou decisivo em segundo turno de eleições ao governo do Estado —, o PT rondoniense parece ter se acomodado ao papel de coadjuvante. Sem investir na formação de novas lideranças, o partido passou a sobreviver à base de pequenos acordos, garantindo um cargo aqui e outro ali, inclusive em gestões que publicamente rechaçam suas pautas históricas. Um comportamento que, nos bastidores, já é comparado ao de uma legenda refém da própria sobrevivência.

A eventual chegada de Expedito Neto, no entanto, pode impor uma liderança real, com capacidade de atrair novos eleitores e reposicionar ideologicamente o partido — algo que remete aos tempos em que o PT ocupava espaços centrais na política rondoniense. Para isso, será preciso limpar o caminho, romper velhos vícios e fortalecer novos vínculos políticos. É nesse ponto que entra o PSD, partido ao qual Neto mantém estreita relação.

Com uma possível aliança entre PT e PSD na disputa pelo governo de Rondônia, abre-se espaço para composições robustas junto aos setores pecuário, empresarial e industrial, cenário até então improvável para a esquerda no Estado. Caso se concretize, essa articulação pode elevar o PT a um novo patamar político regional.

O caminho é possível para Expedito Neto, mas será marcado por turbulências intensas. Somente após enfrentar resistências internas, rupturas e disputas de poder é que ele poderá, de fato, colher os frutos dessa nova construção política.

Publicidade
Grupo Marquise - EcoRondônia

Você também vai querer ler...

Porto Velho anuncia reforma do Parque Circuito

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.