Detran encerra teste de baliza em provas práticas para CNH

A nova regra entrou em vigor nesta segunda-feira em São Paulo e outros três estados, passando a permitir também o uso de veículos automáticos nos exames.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) iniciou nesta segunda-feira, 26, um novo modelo de prova prática para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é a exclusão da baliza em áreas demarcadas por estacas, teste aplicado desde a década de 1980.

Publicidade
Nova 364

A flexibilização também foi adotada pelos órgãos de trânsito do Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Embora a baliza fixa tenha sido removida, os candidatos ainda precisam demonstrar habilidade de estacionamento próximo ao meio-fio em via pública pelo menos uma vez durante o percurso.

Outra novidade relevante é a liberação de carros com transmissão automática para a realização do exame. Anteriormente, essa opção era restrita a pessoas com deficiência ou que necessitavam de adaptações veiculares, mas agora passa a ser um direito de todos os candidatos à primeira habilitação.

As alterações seguem a resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no fim de 2025. O objetivo central da medida é simplificar as etapas do processo de formação de condutores, reduzindo custos e focando a avaliação na circulação real do veículo em ambiente urbano.

Entidades ligadas aos Centros de Formação de Condutores manifestaram preocupação com a segurança viária, alegando que a noção de espaço é fundamental. Em resposta, o Detran orienta que as autoescolas mantenham o ensino da manobra na grade de aulas para garantir a formação completa do motorista.

Publicidade
Grupo Marquise - EcoRondônia

Você também vai querer ler...

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.