Em conformidade com o plano de contingência para enfrentamento ao novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reduziu as atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A medida está vigorando desde o final de março, quando foi decretada a situação de emergência em Porto Velho.
Estão suspensos temporariamente agendamentos e atendimentos ambulatoriais, atividades terapêuticas em grupos e visitas domiciliares para evitar a disseminação da Covid-19. Estão mantidos os atendimentos para renovação de receitas e orientações pontuais por psiquiatras, bem como a oferta da atenção psicológica via chamada telefônica, com os profissionais da psicologia.
Apesar da redução dos atendimentos, todos os CAPS continuam abertos diariamente, de segunda a sexta-feira com horários diferenciados:
CAPS AD – Segunda a sexta-feira das 7h às 20h
Endereço: Av. Guaporé com Vieira Caúla
Contatos: Atenção psicológica: 9 8473-6073 e Assuntos Administrativos: 9 8473-2898
CAPS Três Marias – Segunda a sexta-feira das 7h às 19h
Endereço: Rua Equador com Vieira Caula (próximo à drogaria La Paz)
Contatos: Atenção psicológica: 9 8473-6054 e Assuntos Administrativos: 9 8473-6054
CAPS I – Infanto-Juvenil – Segunda a sexta-feira das 7h às 19h
Endereço: Rua Matrinchã – Lagoa (rua lateral ao SESI)
Contatos: Atenção psicológica: 9 8473-6436 e 9 8473-5782
Devido a redução dos serviços, alguns profissionais administrativos, serviço social e enfermagem foram remanejados temporariamente para otimizar as equipes das Unidades de Urgência e Emergência, no enfrentamento à pandemia.
Os CAPS são unidades que oferecem atendimento especializado em saúde mental. O CAPS AD (álcool e outras drogas) é dedicado ao tratamento de transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e dependência química. O CAPS Infanto Juvenil é voltado exclusivamente ao tratamento em saúde mental de crianças e adolescentes menores de 16 anos. No CAPS Três Marias o atendimento é para adultos com transtornos mentais em geral.
Outros Serviços reduzidos
O plano de contingência também aprovou a suspensão temporária dos atendimentos do Centro Especializado em Reabilitação (CER). A unidade presta atendimentos a pacientes com comorbidades, geralmente com a saúde debilitada, público mais fragilizado frente ao novo coronavírus.
Todos os profissionais de saúde do CER foram remanejados para o Call Center (0800 648 5225), centro de teleconsulta para pessoas com suspeita de Covid-19.
A Unidade de Saúde Rafael Vaz e Silva, localizada no bairro Mato Grosso, também está com os atendimentos reduzidos por causa da pandemia. No local está em funcionamento apenas os ambulatórios de tuberculose, hanseníase, a Farmácia Básica Municipal, o laboratório e a pediatria.