Publicidade

Qual tipo de papel sulfite comprar para o escritório?

Comprar papel sulfite pode não ser uma tarefa tão fácil, pensando nos tipos, tamanhos e gramaturas. Saiba como escolher o melhor papel para escritório.

Por

Assessoria

Qual tipo de papel sulfite comprar para o escritório?

Publicidade

Existe uma infinidade de tipos de papel, que possuem tamanhos, gramaturas e texturas diferentes, por esse motivo, cada tipo de papel possui suas vantagens e desvantagens, além de serem melhores para determinadas finalidades.

Quando o assunto é papel para escritório o primeiro tipo que nos vem à mente é o papel sulfite, no entanto, nessa categoria ainda existem algumas diferenças de tamanho, gramatura e acabamento, por isso muitas dúvidas surgem.

Confira as melhores dicas para auxiliar no momento da escolha do papel sulfite para o escritório:

Leve em consideração o tipo de impressora

Antes de mais nada é importante pensar em quais os tipos de impressoras o papel será utilizado, isso porque atualmente existem papéis feitos para impressoras em específico.

Por exemplo, no caso das impressoras a laser, existe o papel a laser que foi desenvolvido especificamente para esse tipo de impressora, ele se adequa perfeitamente a todas as necessidades da impressora e adere ao pó do toner com mais qualidade do que outros papéis.

Já no caso das impressoras a jato de tinta, o papel foto pode oferecer um ótimo resultado, sua superfície permite a rápida secagem da tinta, além de manter as cores vibrantes.

Outros fatores para serem observados no momento da escolha do papel

Dentro de um escritório ou em casa, o que todos buscam é imprimir com qualidade, evitando desperdícios, para isso é fundamental estar atento a alguns fatores, como:

Tamanho

Quando pensamos em papel sulfite, o primeiro que nos vem à mente é o papel sulfite A4, que possui como medida 21,6 x 27,9 cm, esse tipo de papel é sempre muito encontrado nos escritórios e é utilizado principalmente para a realização de impressões.

No entanto, existem outros tamanhos, como o A3, A2, A1, que seguem as mesmas proporções, mas possuem diferentes.

Além do tradicional papel A4, nos escritórios é muito comum a utilização do papel ofício, que possui como medida 21,6 x 35,6 cm. Esse tipo de papel é extremamente utilizado para impressão de documentos que necessitam de muitas assinaturas.

Gramatura

Outro fator extremamente importante, que deve ser levado em consideração no momento da escolha do papel para o escritório é a gramatura. A gramatura em poucas palavras é o que determina o quão grosso o papel é ou não. Por esse motivo, a gramatura causa impacto direto no peso dos documentos.

No caso das impressões básicas de escritório, a gramatura de 75 a 90g é a ideal, encontrada no conteúdo dos pacotes de folha sulfite comum.

Opacidade e acabamento

Por fim, a opacidade e o acabamento da folha são os fatores que determinam a qualidade da impressão.

Quanto mais grosso o papel for, menos transparente ele será, e consequentemente a impressão não será visível do outro lado, isso é muito importante principalmente nos casos em que há necessidade de imprimir dos dois lados.

O acabamento, por sua vez, define quanto o papel adere à tinta e o quanto ele é resistente a dobras e rasgos. O acabamento inclui: a cobertura, o brilho, a opacidade, a serigrafia e o matte.

 

 

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.