Search
Close this search box.
Publicidade
EcoRondônia

AVANÇANDO – Anatel libera licenciamento do 5G para mais 395 municípios pelo Brasil

O 5G, que sucede as redes de conectividade 4G, é considerado o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga.
Publicidade

tecA expansão do 5G no Brasil continua avançando, com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizando o licenciamento e ativação de estações de tecnologia 5G em mais 395 municípios a partir desta segunda-feira (18). Com essa medida, o total de municípios aptos a utilizar o 5G chegará a 3.678, beneficiando cerca de 181,3 milhões de brasileiros, o que representa aproximadamente 85% da população do país.

O 5G, que sucede as redes de conectividade 4G, é considerado o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga. Desde julho de 2022, as empresas de telefonia celular têm implementado gradativamente o 5G no país, buscando melhorar a conectividade e a experiência dos usuários.

Publicidade

No entanto, a liberação da faixa de 3,5 GHz da rede móvel 5G não implica necessariamente na instalação imediata nas localidades. Isso dependerá do planejamento individual de cada prestadora, que poderá solicitar o licenciamento e ativação de suas estações 5G standalone ou 5G puro.

A lista com os 395 municípios autorizados para a instalação das estações de 5G está disponível no site da Anatel. Atualmente, oito estados mais o Distrito Federal já possuem todos os municípios liberados para o 5G. Além disso, a Anatel já definiu os municípios que serão liberados para o 5G nas próximas etapas, abrangendo nove unidades da Federação.

A modernização da tecnologia 5G também traz impactos para os donos de aparelhos de televisão que recebem sinal de TV aberta via antena parabólica. É recomendado substituir as antigas antenas parabólicas por modelos digitais ou instalar um adaptador para continuar recebendo as transmissões. As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal têm direito à instalação gratuita do kit com a nova parabólica digital, proporcionando uma experiência de visualização de conteúdo mais moderna e qualitativa.

Anúncie no JH Notícias