Search
Close this search box.
Publicidade

Brasil atinge a marca de 650 mil vidas perdidas para a Covid

O país registrou 370 novas mortes provocadas pelo coronavírus e 30.995 novos casos da doença nas últimas 24 horas
Publicidade

O Brasil chegou a exatos 650 mil mortos em decorrência da Covid-19 nesta quarta-feira (2/3), sendo que, nas últimas 24 horas, foram registradas 370 mortes e a média de óbitos diários foi a 514 – é a primeira vez desde 31 de janeiro que esse indicador está abaixo de 600. O número teve uma variação de -38,8% em relação ao verificado há 14 dias, indicando queda.

O país também computou mais 30.995 casos confirmados. A média diária de infecções pelo coronavírus está em 51.039.

Publicidade

Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No total, o Brasil já computou 28.842.160 casos de contaminação.

( clique aqui e confira gráfico )

Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás.

Variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15%, para mais ou para menos, não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda.

Os cálculos são feitos pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do jornal.

Média móvel
Acompanhar o avanço da pandemia de Covid com base em dados absolutos de morte ou de casos está longe do ideal. Isso porque eles podem apresentar variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros. Nos fins de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números.

Para reduzir esse efeito e produzir uma visão mais fiel do cenário, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo. A taxa, então, representa a soma das mortes divulgadas em uma semana dividida por sete.

O nome “móvel” é porque varia conforme o total de óbitos dos sete dias anteriores.

Ômicron, Delta, Alfa e outras: conheça cepas já identificadas da Covid

Combate Clean Anúncie no JH Notícias