Search
Close this search box.

Criminoso da lista dos mais procurados é preso na Bahia

Jonathan Henrique de Assis Teixeira, conhecido como Costela, pode estar envolvido em crimes do "novo cangaço"

Mais um criminoso da lista dos foragidos mais procurados de Minas Gerais foi preso nessa segunda-feira (9), na cidade de Sobradinho, no sertão da Bahia. Jonathan Henrique de Assis Teixeira, conhecido como Costela, tinha no mínimo quatro mandados de prisão em aberto relacionados a crimes de homicídio e tráfico de drogas.

Da Bahia, Costela era suspeito de comandar ações criminosas executadas na região do Barreiro, em Belo Horizonte. De acordo com o Governo de Minas, ainda há suspeitas de que ele tenha ligação com crimes do “novo cangaço”, atuando em ataques violentos a bancos, carros-fortes e transportadoras de valores.

O criminoso foi preso em ação integrada entre militares da Diretoria de Inteligência (Dint) e do Comando de Avião do Estado (Comave), ambos da Polícia Militar de Minas Gerais, com o apoio de militares da Polícia Militar da Bahia e de integrantes do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A ação ainda contou com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Agência de Inteligência do 41º Batalhão de Polícia Militar, em Belo Horizonte.

Programa ‘Procura-se’
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) divulgou em abril de 2021 a lista dos 21 criminosos mais procurados do estado, como parte da quarta edição do programa “Procura-se”. A iniciativa busca a prisão de indivíduos foragidos da Justiça com mandados de prisão em aberto.

Desde então, nove deles já foram presos, contanto com Costela, e 12 seguem soltos. De acordo com o Governo de Minas, os alvos desta edição do programa foram escolhidos considerando a prática reiterada de crimes graves como homicídio, roubo e tráfico de drogas.

Parte dos indivíduos listados também possui relação com explosões de caixas eletrônicos no estado, além de assaltos armados a bancos – prática denominada “novo cangaço”. Confira a lista aqui.

Disque Denúncia

A ligação para o 181 Disque Denúncia é sigilosa e anônima. O cidadão que denunciar pode passar qualquer informação sobre a rotina do suspeito e ou criminoso. Todo detalhe pode contribuir com o trabalho das forças de segurança.

O Governo de Minas ressalta que, em 13 anos de atuação, o Disque Denúncia, com a ajuda da população, já contribuiu com a prisão e a apreensão de mais de 243 mil pessoas, com a apreensão de 47,4 toneladas de drogas e com a retirada de circulação de quase 27 mil armas de fogo.

Conjunto de operações
A ação que resultou na prisão de Costela integra um conjunto de operações orientadas pela atividade de Inteligência Policial Militar, desenvolvidas pelo comando da instituição e direcionadas ao combate qualificado dos crimes de homicídios no território mineiro.

Outras ações semelhantes foram realizadas, recentemente, nas cidades de Joinville (SC), Rio das Ostras (RJ) e Contagem, na Grande BH. Ainda segundo o Governo de Minas, o objetivo é prender criminosos de alta periculosidade procurados pela Justiça mineira por envolvimento em crimes violentos, incluindo homicídios, ataques a instituições financeiras e tráfico de drogas.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias