Publicidade

Homem que disseminou ódio e fazia apologia ao nazismo na web é alvo da PF

Polícia Federal cumpriu mandado na casa do suspeito, em São José do Rio Preto (SP), e apreendeu celular e computador

Por

Metrópoles

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (2/8), a Operação Rosa Branca. A ação visa reprimir a prática do crime de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, bem como a veiculação de símbolos para divulgação do nazismo.

Publicidade

A investigação teve início após documentos extraídos do banco de dados do report system, da Ong Safernet, revelarem que determinado perfil mantido junto à rede social Facebook, em diversos momentos, fez comentários de cunho discriminatório contra judeus, católicos, nordestinos, negros e homossexuais.

Além de ofensas e discriminação, o investigado também exibia a cruz suástica e declarava ser nazista, disseminando conteúdos relacionados a ódio contra homossexuais, racismo, antissemitismo, bem como a idolatria ao nazismo e fascismo com a intenção de incitar a violência contra determinados grupos de pessoas.

Após diligências da PF, foi possível identificar o responsável pelas postagens. Nesta segunda, os policiais cumpriram, na residência do suspeito, mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Federal de São José do Rio Preto (SP).

Durante o cumprimento do mandado foram apreendidos um computador e um celular, além de desenhos alusivos ao nazismo e à suástica, máscaras tubulares e, ainda, identificados mais dois perfis do Facebook, reafirmando a conduta criminosa do investigado. Todo material passará por perícia e análise pela Unidade de Inteligência da Polícia Federal.

A Operação foi denominada Rosa Branca em alusão e homenagem ao movimento antinazista, que fez história na Alemanha.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.