Search
Close this search box.

Quem é Tuta, o líder foragido do PCC e homem de confiança de Marcola

Promotores dizem que “Tuta” assumiu a chefia fora dos presídios depois que Marcola e 21 comparsas foram transferidos para presídios federais

Com a prisão decretada também no Paraguai, Marcos Roberto de Almeida, conhecido como “Tuta”, é considerado, aos 51 anos, o criminoso do Primeiro Comando da Capital (PCC) mais influente fora dos presídios, de acordo com promotores do Ministério Público de São Paulo. Na cúpula do PCC, a promotoria avalia que ele só responde a Marcos Willians Camacho, o “Marcola”.

Ele está foragido desde outubro de 2020, quando teve a prisão decretada na Operação Sharks, do Ministério Público de São Paulo, que identificou seu envolvimento na lavagem de pelo menos R$ 1 bilhão da facção criminosa entre janeiro de 2018 e julho de 2019. De acordo com o promotores, a prisão no Paraguai foi decretada depois de pedido das autoridades brasileiras.

Antes de voltar a ter a prisão decretada, “Tuta” deixou a cadeia pela porta da frente no dia 9 de setembro de 2014. Ele tinha sido detido pela primeira vez em 1992, mas fugiu da cadeia diversas vezes. Chegou a ficar preso junto a Marcola na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo.

Relatório de inteligência da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária de São Paulo, a que o Metrópoles teve acesso, cita que Tuta teve contato com outro detento do PCC em 2018 para “montar células de criminosos para executar plano de resgate dos líderes da facção recolhidos na Penitenciária II de Presidente Venceslau”.

O relatório, produzido em fevereiro de 2020, diz ainda que “Tuta” passou a utilizar outros codinomes, como “Gringo”, “Africano” e “Angola”, para não ser identificado em investigações policiais.

Adido do Consulado de Moçambique
Promotores constataram que “Tuta” assumiu a liderança do PCC, fora dos presídios, depois que o chefe Marcos Willians Camacho, o “Marcola”, e outros 21 integrantes da facção criminosa foram transferidos para presídios federais.

https://youtu.be/FkbEJAKilBQ

“Tuta” chegou a ser nomeado adido do Consulado de Moçambique em Belo Horizonte em meados de 2018.

Embora seja tratado hoje como o principal chefão do PCC nas ruas, promotores constataram que ele divide poder e funções com Valdeci Alves dos Santos, o “Colorido”, de 50 anos.

Investigadores suspeitam que tanto “Tuta” quanto “Colorido” estejam escondidos na Bolívia, de onde comandam o tráfico internacional de drogas e outros negócios da facção.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias