Search
Close this search box.

VIOLÊNCIA – Égua é resgatada após quatro dias agonizando em brejo

A operação durou cerca de 2h30.

Uma égua foi resgatada na manhã do último sábado (25), nas proximidades da Avenida Ronaldo Kruger Piccini, que dá acesso ao condomínio Alphaville, em Votorantim, após ser abandonada em um brejo. Segundo o Corpo de Bombeiros, após quatro dias em que a égua estava agonizando no brejo, o “proprietário” do animal e outras pessoas retiraram a égua da lama, porém a largaram abandonada nas proximidades do brejo e fugiram.

Na manhã do sábado, por volta das 9h, os Bombeiros foram acionados por munícipes que viram o animal em sofrimento. Voluntários que atuam em defesa dos animais em Votorantim se mobilizaram e com a ajuda de entidades e o apoio de uma equipe especializada do Grupo de Estudos em Resgate Técnico Animal (G.E.R.T.A) da Universidade de Sorocaba (Uniso), que possui equipamentos apropriados para salvamento, o Corpo de Bombeiros e os especialistas realizaram o resgate do animal, içando-o com um guincho até um caminhão. A Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim acompanhou a operação.

A égua foi transportada para o pronto-socorro do Hospital Veterinário Universitário de Grandes Animais da Uniso, onde passará por um tratamento e na sequência será encaminhada à ONG Abraço Animal – Centro de Acolhimento e Resgate de Cavalos, que resgata cavalos de carroceiros, charretes e vítimas de maus-tratos em São Paulo. A operação durou cerca de 2h30.

Segundo divulgado nas redes sociais da ONG Abraço Animal, vários profissionais voluntários se mobilizaram para o resgate. “Descobrimos que ela tinha “dono” que a deixou abandonada em uma cocheira na cidade de Votorantim. Esse “dono” não cuidava, mas a deixou pegar cria, que por falta de cuidados, ela perdeu, depois teve cólica e assim o “dono” a soltou em um terreno”, diz a publicação.

A ONG auxiliará com os medicamentos utilizados no pronto-socorro animal, e para tanto, faz uma campanha de arrecadação de fundos. Doações podem ser feitas para o PIX 172.822.478-03 (Banco Santander) ou depósito bancário. A informações detalhadas estão disponíveis no Facebook e Instagram @abracoanimal.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias