Search
Close this search box.

Coleta itinerante de bolsas de sangue acontece neste sábado, 22, em Alta Floresta d’Oeste

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o esforço dessas equipes é sinônimo de garantia do direito da população ao acesso à saúde
Publicidade

O serviço externo de coleta de bolsas de sangue “Fhemeron Itinerante”, do governo de Rondônia, chega neste sábado (22) ao município de Alta Floresta d’Oeste para a realização da força-tarefa que evita a falta do insumo nos hemocentros estaduais. A ação, que é coordenada pela Fundação Estadual de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron), terá início às 7h, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada na Rua Fortaleza, nº 4.405, Bairro Cidade Alta.

A iniciativa, que reúne diversas equipes que organizam o espaço e montam o fluxo de doações, ganhou mais intensidade neste período, em que está sendo vivenciada a campanha Junho Vermelho. A campanha alusiva conta com o incentivo do governo do estado, visando conscientizar os rondonienses sobre a prática da doação de sangue, além de reforçar a importância dos doadores estarem em dia com o ato solidário.

Publicidade

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o esforço dessas equipes é sinônimo de garantia do direito da população ao acesso à saúde. “Doar Sangue é compartilhar vida. Por isso, acreditamos na colaboração de toda a população empenhada nesta missão para os municípios”, salientou.

MAIS AÇÕES

Além das ações itinerantes nos municípios, o governo também tem realizado serviços de coleta externa em nome de órgãos de outras esferas públicas e instituições privadas. Esses serviços têm sido realizados em Porto Velho, e têm objetivo de estimular os colaboradores das empresas a conhecerem e fazerem parte da experiência de ser doador.

Outros municípios estratégicos do estado receberão em breve, a ação “Fhemeron Itinerante”. As próximas edições acontecem nos seguintes dias:

  • Chupinguaia (28 e 29/6)
  • São Miguel do Guaporé (5 e 6/7)
  • Espigão do Oeste (12 e 13/7)
  • Cerejeiras (19 e 20/7)
  • Jaru (26 e 27/7)

Segundo o presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, é importante reconhecer a evolução do trabalho das equipes. “Estamos dispostos a ampliar o acesso da população que deseja participar desse gesto voluntário. São muitos municípios do estado que receberam esse trabalho, bem como entidades públicas e privadas que abrem portas para que possamos levar a estrutura da Fundação para que os colaboradores conheçam e tome a experiência”, ressaltou.

REQUISITOS

Para participar da ação voluntária e ser doador, o interessado deverá comparecer ao local, portando documento de identificação com foto, impedimentos temporários e definitivos, além de atender a alguns critérios a seguir:

  • Possuir peso superior a 50 kg
  • Ter entre 18 e 69 anos, entre 16 e 17 anos podem doar acompanhados do pai/mãe ou responsável
  • Não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas antes da doação
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
Anúncie no JH Notícias