Assim que as pessoas começam um plano de alimentação ou uma rotina de exercícios físicos, a maior expectativa é pelo momento em que os resultados começarão a aparecer.
A nutricionista Laura de Sousa Silva, que atende em Brasília, entende o sentimento dos mais apressados. “É natural que as pessoas tenham metas e objetivos, mas é importante não deixar a ansiedade atrapalhar a mudança de hábitos”, aponta.
De acordo com a especialista, seguir uma dieta de reeducação alimentar com restrição calórica é o suficiente para obter mudanças no corpo rapidamente.
Laura explica que, a partir da primeira semana, já é possível notar melhorias na disposição física, no desempenho durante os treinos e na qualidade de sono. No período, a retenção hídrica – o famoso inchaço – diminui e a digestão e o aspecto da pele melhoram. “Quando a nutrição está correta, o corpo evolui a cada dia”, diz a nutricionista.
A reeducação alimentar com restrição calórica limita o consumo de calorias de forma gradual e equilibrada. No entanto, Laura acrescenta que o melhor plano alimentar é aquele que a pessoa consegue praticar por mais tempo.
“A melhor dieta é aquela que se adapta a realidade, gostos, rotina e pode ser feita de maneira constante. Para alcançar o resultado mais rápido é recomendado um trabalho multidisciplinar, que inclui alimentação e atividade física”, sugere Laura.
Espelho ou balança?
Os resultados são mais perceptíveis diante do espelho do que em cima da balança. “Muitas vezes ocorre a recomposição corporal, que é a perda de gordura com ganho de massa muscular. O espelho e as roupas costumam ser parâmetros melhores no início”, explica a nutricionista.
Outro fator que desfavorece a balança como parâmetro é a variação de marcas e o desgaste por uso repetitivo, o que pode deixar o equipamento descalibrado. Laura sugere que, se possível, a pessoa se pese sempre na mesma balança e, de preferência, no mesmo horário.
“A questão de se pesar sempre no mesmo horário é porque o nosso peso tende a variar ao longo do dia. Avaliar o peso logo ao acordar, sem ter bebido água ou feito refeição é diferente de se pesar no final do dia, após ter realizado várias refeições, bebido líquidos e treinado. Tudo isso altera o peso”, destaca Laura.
Pessoas mais pesadas emagrecem mais rápido?
Quando há um excesso de peso muito grande, a perda de peso ocorre mais rapidamente no início. É comum, por exemplo, que pessoas obesas percam dezenas de quilos ao iniciar um tratamento. Mas, à medida, que o peso se aproxima do ideal, a perda de peso se torna mais difícil.
“Isso ocorre porque o nosso organismo não quer perder peso, o que pode tornar o processo mais trabalhoso com o tempo. Mecanismos como a redução do metabolismo e a termogênese adaptativa podem dificultar a perda de peso à medida que o tempo passa”, esclarece Laura.