O governo de Rondônia informou que as ações de educação permanente e popular em saúde realizadas em 2025 qualificaram 24.283 pessoas, entre técnicos e especialistas, fortalecendo a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. As atividades foram conduzidas pelo Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro) e envolveram profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos.
Além dos profissionais diretamente ligados à assistência, o trabalho também incluiu servidores administrativos, equipes de segurança e a comunidade, com a proposta de ampliar a participação social e fortalecer o cuidado no território.
O governador Marcos Rocha afirmou que as ações educativas têm impacto direto na qualidade do atendimento prestado à população. “Temos trabalhado para ampliar a qualidade da assistência em saúde para a população. Por meio dessas ações de educação permanente e educação em saúde, conseguimos garantir que os profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios da saúde pública com competência e humanidade”, destacou.
A diretora do Iespro, Marcela Milrea, avaliou que o alcance registrado em 2025 reflete a consolidação da nova estrutura do instituto, instituído pela Lei Complementar nº 1.248, de 7 de agosto de 2024. Segundo ela, a educação no SUS é estratégica para qualificar o cuidado e a gestão. “Investir em capacitação é investir em vidas, pois cada profissional que passa por nossos programas leva consigo o conhecimento, o preparo e a sensibilidade necessários para transformar o atendimento à população”, afirmou.
Iespro amplia atuação e inclui residências em saúde
Criado em 2024, o Iespro sucedeu o antigo Centro de Educação Técnica e Profissional da Área de Saúde (Cetas), historicamente voltado à formação de nível médio. Com a mudança, o instituto passou a ampliar sua atuação para a qualificação de trabalhadores do SUS também em nível superior, com ações voltadas à Educação Permanente em Saúde, integração ensino-serviço-comunidade e fortalecimento das redes de atenção.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância do instituto para o estado. “O Iespro não apenas forma profissionais, mas também promove o diálogo com a sociedade, consolidando Rondônia como referência em educação e inovação na saúde”, disse.
Além de cursos, o instituto oferece programas de especialização e residências na área da saúde, incluindo modalidades médica e multiprofissional, além de desenvolver projetos estruturantes e ações educativas alinhadas às necessidades do território. As ofertas, conforme o governo, são organizadas por editais disponíveis no portal da Sesau.





















