Notícias de Cultura

REVITALIZAÇÃO – Funcultural acompanha execução de obras na EFMM

Postado em 26/02/2019 às 14h58min


REVITALIZAÇÃO – Funcultural acompanha execução de obras na EFMM

Como previsto na Ordem de Serviço, assinada no início de outubro do ano passado, pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, as obras de revitalização do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) seguem conforme o cronograma, com prazo de 18 meses para finalização. O investimento gira em torno de R$ 30 milhões.

Na última semana, o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho, Ocampo Fernandes, esteve na área acompanhando os serviços. Segundo ele, a empresa contratada já fez a retirada dos bloquetes antigos, que ficaram deteriorados devido a enchente de 2014. “Com este trabalho descobrimos vários vestígios do passado da Madeira Mamoré”, ressaltou.

Ocampo disse que um enrocamento (com pedras) está sendo realizado na região, sendo uma parte estratégica da obra, pois evitará desbarrancamento no futuro. “Os galpões também serão restaurados. Eles serão ocupados com museus, auditórios, centro de convivência, restaurantes e lanchonetes. Mas, o grande destaque vai para a restauração de um dos trens da EFMM, que vai fazer o percurso até a igrejinha de Santo Antônio”, concluiu o presidente da Funcultural. Uma ciclovia também será construída na região.

Parceria

O projeto de revitalização é construído com apoio de várias instituições, envolvendo órgãos federais, estaduais e municipais, além da Santo Antônio Energia.

Por Condecom