A aplicação do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2023 encerra nesta quinta-feira, 26 de outubro. Tanto as provas escritas quanto as orais estão sendo realizadas tanto no Brasil quanto no exterior, e os resultados serão anunciados em 15 de dezembro.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos devem comparecer ao local com pelo menos 30 minutos de antecedência em relação ao horário de início das provas.
Aqueles que fazem o exame no exterior devem apresentar obrigatoriamente um passaporte ou um documento de identificação oficial com foto válido no país onde o exame é realizado. Já os candidatos no Brasil precisam apresentar um documento de identificação oficial com foto válido, que pode ser um dos seguintes:
- Cédula de Identidade emitida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal.
- Identidade emitida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, incluindo refugiados, conforme a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997.
- Carteira de Registro Nacional Migratório, conforme a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017.
- Documento provisório de Registro Nacional Migratório, conforme o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018.
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenham validade como documento de identidade por lei.
- Passaporte.
- Carteira Nacional de Habilitação, de acordo com a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
- Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e emitida após 27 de janeiro de 1997.
- Documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
O Celpe-Bras é o exame oficial brasileiro para certificar a proficiência em língua portuguesa como língua estrangeira. As provas são realizadas em instituições de ensino superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, bem como outras organizações que promovem e difundem o idioma português.