Aqueles que não tiveram suas inscrições confirmadas na Rede Nacional de Certificadores (RNC) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 têm até esta segunda-feira (28) para entrar com recurso por meio do Sistema RNC. O resultado dos recursos será divulgado no sistema da rede no dia 8 de setembro.
Os colaboradores da RNC serão incumbidos de certificar, presencialmente, a correta execução dos procedimentos durante a realização do Enem 2023, agendado para os dias 5 e 12 de novembro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que a falta de confirmação das inscrições pode ocorrer devido a inconsistências nas informações fornecidas ou relacionadas à documentação exigida.
Podem se candidatar à RNC servidores públicos do Poder Executivo federal e professores das redes públicas de ensino estaduais e municipais, desde que estejam em exercício de suas funções em 2023.
Além disso, é necessário possuir no mínimo formação de ensino médio, sendo proibida a inscrição de parentes até o terceiro grau dos inscritos no Enem de 2023.
Aqueles cujas inscrições forem confirmadas terão a oportunidade de participar de um curso de capacitação, conduzido pelo Inep, na modalidade de ensino a distância, por meio de uma plataforma virtual. A data da capacitação ainda será divulgada pelo próprio Inep.