Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019

Notícias de Educação

Inscrições para o Encceja Exterior 2019 terminam nesta sexta

Postado em 05/07/2019 às 08h52min


Inscrições para o Encceja Exterior 2019 terminam nesta sexta
Brasileiros que não concluíram os estudos e vivem no exterior podem regularizar a situação educacional para lutar por melhores oportunidades de trabalho e até cursar a faculdade. O Ministério da Educação recebe até esta sexta-feira (05) as inscrições para a edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior).

O cadastro é gratuito e deve ser feito na página mantida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até às 23h59 do dia 05 de julho. Link aqui!

prova do Encceja Exterior 2019 será aplicada em 15 de setembro, em 12 países.

Quem deve fazer o Encceja Exterior?

As provas são destinadas a jovens e adultos que buscam certificação do ensino fundamental ou do médio por não terem tido a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada.

Interessados em obter o certificado do ensino fundamental precisam ter mais de 15 anos. A certificação do ensino médio é para candidatos com mais de 18 anos.

O exame do Encceja Exterior 2019 será aplicado em 18 cidades: Bélgica (Bruxelas), Espanha (Barcelona e Madri), Estados Unidos (Boston, Houston, Nova Iorque e Miami), França (Paris), Guiana Francesa (Caiena), Holanda (Amsterdã), Itália (Roma), Japão (Nagoia, Hamamatsu e Tóquio), Portugal (Lisboa), Reino Unido (Londres), Suíça (Genebra) e Suriname (Paramaribo).

Como é a prova do Encceja?

O Encceja é formado por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.

Descubra aqui os segredos da redação perfeita > https://beduka.com/blog/materias/redacao/segredos-redacao-perfeita-enem/

Para conseguir a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para obter o certificado do ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O Inep disponibiliza materiais de estudo gratuitos, como apostilas para participantes e professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das provas do ano passado disponíveis aqui.

Por que fazer a prova do Encceja Exterior 2019?

O certificado de conclusão do ensino médio é essencial para conquistar boas oportunidades profissionais e também requisito para participar do ENEM, prova que seleciona estudantes para universidades públicas, e a nota conquistada no Exame Nacional do Ensino Médio é usada para conceder bolsas de estudo em instituições particulares no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Por JH Notícias