Search
Close this search box.
Publicidade

Inscrições para o Sisu 2023 abrem nesta segunda-feira (19)

Programa reúne vagas de instituição públicas de ensino superior
Publicidade

As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre já estão disponíveis. Os interessados têm até o dia 22 de junho para se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado será divulgado no dia 27 deste mês, baseado na nota obtida no Enem 2022. As matrículas poderão ser realizadas de 29 de junho a 4 de julho.

O Sisu é um programa do Ministério da Educação que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior em todo o país. As vagas são distribuídas semestralmente por meio de um sistema informatizado, que considera a nota do Enem dos candidatos. É importante ressaltar que é necessário ter nota acima de zero na redação do Enem para participar.

Publicidade

Os estudantes podem escolher até duas opções de curso durante o período de inscrições. É permitido alterar as opções de curso durante todo o período, sendo considerada válida a última inscrição realizada. Aqueles que não forem selecionados em nenhuma das opções ainda têm a chance de participar da lista de espera, manifestando interesse entre os dias 27 de julho e 4 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será feita pelas instituições a partir de 10 de julho.

Além disso, as vagas oferecidas pelo Sisu seguem as diretrizes da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Essa lei determina que as instituições federais de ensino superior reservem no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, sendo metade dessas vagas reservadas para candidatos de baixa renda.

É importante ressaltar que as instituições podem adotar políticas próprias, como vagas reservadas e aplicação de bônus na nota, de acordo com suas especificações. O Sisu realiza o cálculo automaticamente e gera uma nova nota com base nessas políticas.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias