Search
Close this search box.

Ativo na montagem do elenco, analista do Porto Velho acredita que sucesso na temporada parte da escolha dos jogadores

Kelvin Vinícius chegou ao Porto Velho junto com o técnico Tiago Batizoco antes do primeiro título

Após apresentar 18 atletas do elenco profissional, o Porto Velho iniciou as atividades físicas e médicas visando a temporada de 2022. Os muitos nomes são resultados de estudos da cúpula de futebol para fazer com que a equipe possa defender o bicampeonato rondoniense e disputar a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D. Os atletas de fora do Rondônia estão na sede do clube. Por trás disso está o trabalho de Kelvin Vinícius, analista de desempenho do clube.

– É uma responsabilidade grande. E a gente tem o respaldo da nova diretoria para realizar esse trabalho. A gente junto estamos nessa missão que é montar esse elenco forte para um ano cheio, com Copa do Brasil, Série D, Estadual e uma possível Copa Verde. A gente tem umas plataformas que o clube hoje disponibiliza pra gente. Uma plataforma chamada Ice Scout, instart que a mesma que a seleção brasileira usa. Através delas, podemos estar fazendo o quantitativo dos atletas e vendo os números detalhados. Vendo também o qualitativo, vendo vídeos específicos dos atletas – disse.

Kelvin Vinicíus trabalhará ao lado do técnico Tiago Batizoco — Foto: Divulgação

A análise hoje se desenvolveu que não precisa tanto estar indo aos estádios ver. Você pode fazer isso em casa, no escritório. Principalmente nessa época de pandemia
— Kelvin Vinícius

Desde agosto de 2020 no Porto Velho, Kelvin faz parte do “time” desde a campanha do primeiro título. Ele revela que para chegar a conquista foi necessária a aquisição de atletas em pontos específicos da equipe. Já no ano posterior, a exigência para o elenco foi maior devido ao calendário nacional

– O elenco 2020 a gente pegou um processo já caminhando. Começamos o campeonato estadual no Vilhenense, eu e o Tiago. Terminamos aqui com o título. A gente manteve uma base e contratamos cinco peças que foi para enxertar nessa espinha dorsal que já tinha. Em 2021, com a Copa do Brasil, com o requisito necessário par a Série D, em um grupo fortíssimo, tivemos que elevar um pouco o nível do elenco. Fomos atrás de peças mais gabaritadas, pontuais, mas mantendo também a espinha dorsal do ano anterior – contou.

Porto Velho se preparando para a Copa Verde 2021 — Foto: Kelvin Vinícius

Assim como na temporada de 2020, o analista revelou que atletas da temporada passada serão aproveitados. A ideia é manter uma base e engajar com jogadores em posições tratadas como necessidades. Kelvin ainda revelou que Panda, assim que se recuperar de lesão, será aproveitado. Além de Júnior Porto, defensor que se mantém no grupo. Este último inclusive, já está na capital rondoniense.

– Assim, do título, do bicampeonato em si hoje, de certo temos três peças. Júnior Porto, Ariel e Martins. Da cidade, remanescente do título tem o Geovanni Japa, do bicampeonato em 2021. Basicamente são quatro a cinco atletas, se contarmos com o Panda que está em processo de recuperação de uma lesão – revela.

Nesta pegada, o elenco do Porto Velho foi sendo anunciado quase que diariamente. Segundo Vinícius, a locomotiva trabalha com a certeza nas aquisições. O clube está querendo trabalhar com um elenco de até 25 atletas.

– A gente tem alguns atletas já certos e vem anunciando gradativamente porque é passo a passo. Trabalhamos também nas assinaturas dos contratos. Então tem todas essas situações. O clube é bem precavido com isso. Só anunciamos o jogador quando está definitivamente certo para não correr risco de você anunciar e acabar não efetivando. Vamos trabalhar com uma base de 20 a 25 atletas, com os da cidade e estado. Tem alguns atletas remanescentes de outras equipes. Estamos nessa faixa para esse primeiro momento de Copa do Brasil e essas primeiras rodadas do estadual – planeja.

Kelvin ainda acredita que o torcedor é muito importante neste processo de consolidação do clube.

– Contamos com seu apoio, esta temporada será cheia e espero que com a volta da torcida aos estádios. Que com a liberação do nosso Aluízio Ferreira vocês possam estar com a gente e mandando energias positivas. Temos um grande desafio na primeira rodada do estadual contra o Pimentense e quatro dias depois Copa do Brasil. Vai ser o maior desafio do clube e contamos com vocês – frisou.

Copa do Brasil

Porto Velho x Ferroviário — Foto: Lenilson Santos/Ferroviário

O Porto Velho terá pela frente, além do Campeonato Rondoniense, a Copa do Brasil. Por lá, o time figura no pode F e pode enfrentar Cuiabá, Goiás, Juventude, Vitória, Coritiba, Avaí, CRB, Ponte Preta ou Vila Nova. Para Kelvin, a montagem do elenco para o duelo contra o Ferroviário (CE) em 2021 foi um grande desafio se entendendo o nível da competição. E, nesta temporada, não será diferente.

– A gente teve a primeira experiência que foi em 2021. Infelizmente não foi na nossa casa. Agora, esperamos poder jogar aqui na nossa capital. É um desejo do clube, é um desejo da torcida, ver de volta a locomotiva no estádio. A expectativa é boa. É uma competição de um nível muito elevado, possivelmente deve vir um gigante do futebol brasileiro aqui. Estamos nos preparando e estamos montando um elenco forte em todas as posições para chegar forte nesse primeiro momento, na primeira rodada do estadual e depois na Copa do Brasil e dar a sequência – frisou.

Futuro

Porto Velho x Genus - Sétima rodada do Campeonato Rondoniense 2019 — Foto: Jheniffer Núbia

Hoje, vemos um cenário pelo Brasil de equipes fora do eixo Sul-Sudeste que estão subindo a nível nacional. Cuiabá e Manaus são exemplos disso. Inclusive, o próprio dourado chegou a receber uma visita do antigo presidente do Porto Velho para se conhecer o modelo de trabalho que é feito por lá. Kelvin afirma olhar para o lado e acreditar que o caminho também pode ser feito em RO.

São modelos de gestões que a gente tem que seguir de exemplos. O próprio Cuiabá, o Manaus que é aqui nosso vizinho, são modelos, fenômenos em gestão que a gente tem que seguir e a gente se espelha em vários quesitos. Claro, a gente tem o nosso modelo de gestão, o clube hoje tem a sua filosofia com a nova diretoria e a gente está definindo algumas situações mais sempre vamos pegar os bons exemplos principalmente sendo daqui, regionais – finalizou.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias