A Seleção Brasileira entra em campo nesta terça-feira (9) para enfrentar a Bolívia, às 21h30 (horário de Brasília), em seu último compromisso pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A partida será disputada na temida altitude de 4.150 metros da cidade de El Alto, um dos desafios mais conhecidos do futebol sul-americano.
Mesmo já classificado para o Mundial, o Brasil encara o jogo com seriedade, mas também com a oportunidade de realizar testes e preservar jogadores, segundo o técnico Carlo Ancelotti. O treinador italiano confirmou que irá promover mudanças na equipe titular para minimizar o impacto físico da altitude.
“A ideia que tenho é mudar um pouco. Estamos avaliando o cansaço dos jogadores. Temos que considerar esse componente da altitude, que pode mudar a estratégia do jogo. Estou buscando informações com jogadores que já atuaram nessas condições, pois não tenho muita experiência nesse tipo de ambiente”, explicou Ancelotti.
Apesar das dificuldades impostas pelo local da partida, o zagueiro Gabriel Magalhães, titular na vitória por 3 a 0 sobre a Bolívia na última quinta-feira (4), demonstrou confiança e garantiu que o foco está em manter o bom desempenho.
“Não temos que pensar em altitude, e sim que vestimos a camisa da Seleção Brasileira. Precisamos fazer um grande jogo e sair com a vitória. Sabemos das dificuldades, mas também estamos preparados para superá-las”, afirmou o defensor do Arsenal.
Com a classificação garantida, Ancelotti tem aproveitado os jogos finais das Eliminatórias para observar novos nomes e construir uma base sólida para o futuro da equipe. Um dos destaques recentes foi o atacante Luiz Henrique, que brilhou ao sair do banco contra o Chile e pode ganhar uma chance como titular nesta terça.
“O bom desta data é que conheci novos jogadores. Gostei disso, porque os novos ajudaram a equipe. Não conhecia Douglas Santos, que fez uma boa partida, gostei do Luiz Henrique também. O que mais gostei nestes três jogos que fizemos foi a atitude da equipe. Isso é uma base muito importante para o futuro da seleção”, destacou o treinador.
Possível escalação
Para o duelo contra os bolivianos, uma formação alternativa deve ser utilizada. A possível escalação do Brasil tem:
Alisson; Wesley, Fabrício Bruno, Alex e Caio Henrique; Andrey Santos, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Samuel Lino e Richarlison.
A Seleção Brasileira encerra, assim, sua campanha nas Eliminatórias com o foco já voltado para a preparação final rumo à Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.