Search
Close this search box.

Ex-Barça, Luis Enrique é anunciado como novo técnico da Espanha

Ilustrativa

A Espanha já sabe quem será o seu próximo treinador. Com a saída de Fernando Hierro, que não permaneceu no cargo após a Copa do Mundo, o nome de Luis Enrique foi o escolhido para ser o novo técnico da seleção espanhola, em contrato firmado por dois anos. O anuncio foi feito pelo presidente da RFEF, Luis Rubiales, na manhã desta segunda-feira.

– A decisão foi unânime. Eu gosto do seu compromisso. Ele deixou passar oportunidades financeiras melhores para treinar a seleção. Este técnico atende todos os parâmetros dos critérios de gestão esportiva. Luis Enrique vem com sua equipe, mas sobre esta questão ele falará na próxima semana – declarou  Rubiales.

Campeão do ‘triplete’ – nome dado a conquista de três competições no mesmo ano – pelo Barcelona, Luis Enrique carrega um currículo vitorioso e tem a simpatia dos torcedores, que votaram pela sua escolha no ‘Diário Marca’. A Federação Espanhola o vê com bons olhos devido ao seu estilo de jogo, tendo dado novas opções ao ‘tiki-taka’ quando comandava a equipe espanhola.

O ponto que pesava contra é a sua personalidade forte, que gerou atritos com jogadores de dentro da seleção espanhola e com a imprensa local. Quando técnico do Barcelona, ficou marcado pelas respostas ríspidas e alguns bate-bocas com os jornalistas. Além de Luis Enrique, os nomes de Michel e Quique Sanchez Flores também concorriam à vaga.

Luis Enrique chega para substituir Fernando Hierro, que cortou todos os vínculos com a Federação Espanhola. Antes de ser técnico, o ex-zagueiro era o diretor de futebol da instituição, e foi oferecido um retorno à antiga função, mas optou por recusar. Ele havia sido contratado de última hora para assumir a Espanha no Mundial, após o acerto de Julen Lopetegui com o Real Madrid ter causado mal estar com a Federação espanhola.

O novo treinador também cumpre todos os requisitos que Rubiales estava procurando após a traumática saída de Lopetegui: é espanhol, não tem contrato em vigor, tem experiência internacional, está acostumado a lidar com jogadores do mais alto nível e sempre deixou claro que gostaria de treinar a Espanha em algum momento da carreira.

A Espanha volta a campo apenas no dia 8 de setembro, quando estreia na Liga das Nações contra a Inglaterra. A seleção espanhola está no Grupo 4 também ao lado da Croácia no torneio. Por curiosidade, ambas as seleções estão nas quartas da Copa do Mundo.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias