Flamengo e Athletico-PR se enfrentam hoje à noite no Estádio do Maracanã, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Nos últimos cinco anos, essas equipes rubro-negras têm se encontrado em fases decisivas do torneio. Na última edição, no ano passado, o Flamengo eliminou o Furacão nas quartas de final e acabou conquistando o quarto título da competição. A partida no Rio de Janeiro tem início às 21h30 (horário de Brasília) e será transmitida ao vivo na Rádio Nacional, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz, reportagem de Mauricio Costa e plantão de notícias com Bruno Mendes.
O primeiro encontro entre esses dois times na Copa do Brasil ocorreu na final de 2013. Naquela ocasião, o Flamengo saiu vitorioso, levantando o troféu pela terceira vez no Maracanã, com uma vitória por 2 a 0. Seis anos depois, o Athletico-PR eliminou o Flamengo nos pênaltis nas quartas de final e posteriormente se sagrou campeão pela primeira e única vez na Copa do Brasil. O Flamengo deu o troco na temporada seguinte, em 2020, ao derrotar o Furacão em duas partidas consecutivas nas oitavas de final. A revanche dos curitibanos foi rápida: em 2021, eles eliminaram os cariocas no jogo de volta das semifinais, vencendo por 3 a 0 no próprio Maracanã.
O duelo desta noite pode marcar a estreia de um recém-contratado no Flamengo: o atacante Luiz Araújo, relacionado pelo técnico argentino Jorge Sampaoli. Entre os possíveis desfalques, estão Gabigol e Léo Pereira, que estão se recuperando de lesões e não participaram do treino na terça-feira (4).
Do lado do Athletico-PR, dois novos reforços podem ser escalados nesta noite. O lateral-esquerdo Lucas Esquivel, recentemente contratado, e o zagueiro colombiano Felipe Aguiar, que retorna ao time após um ano no Lanús (Argentina). O técnico interino Wesley Carvalho não poderá contar com o meia-atacante uruguaio David Terans, cujo passe foi vendido na terça-feira (4) para o Pachuca (México).