Search
Close this search box.
Publicidade

Ji-Paraná vai sediar o torneio de Basquete 3×3; modalidade estará presente no JIR a partir de 2023

Competição acontecerá no Ginásio Gerivaldão
Publicidade

A Secretaria Municipal de Esportes (Semes) realiza nos dias 7 e 8 de outubro, em parceria com a Liga Ji-paranaense de Basquete, o torneio de Basquete 3×3. O evento acontecerá no Ginásio Poliesportivo Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão) e será disputado nas categorias de base e aberto.

O Basquete 3×3 é modalidade olímpica e é disputado em meia quadra (tabela única), com três jogadores por equipes. O esporte é muito praticado em Ji-Paraná. Ele estará presente nas edições dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), a partir de 2023.

Publicidade

As diferenças do 3×3 para o basquete tradicional parecem simples, mas modificam muito a dinâmica do jogo. Entre elas, estão a existência de apenas uma cesta; a quadra com metade da dimensão habitual. Nele, as equipes são formadas por apenas 3 jogadores e as partidas terminam depois de 10 minutos ou quando um dos times chega a 21 pontos. Cada equipe tem apenas 12 segundos para executar a jogada e a pontuação varia entre 1 ou 2 pontos.

Correspondendo às expectativas, a estreia olímpica da modalidade aconteceu em Tóquio 2021. O basquete 3×3 é inspirado no movimento do esporte de rua, cheio de música. O hip hop é símbolo do esporte e também da informalidade. Por isso, o Comitê Olímpico Internacional (COI) entende que tem bastante apelo com os jovens.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias