Search
Close this search box.
Publicidade

Jogos Intermunicipais de Rondônia são realizados em Porto Velho

Os Jogos Intermunicipais de Rondônia serão realizados pela primeira vez na Capital, após 40 anos de sua criação
Publicidade

A cidade de Porto Velho está prestes a sediar um evento esportivo de grande relevância para o Estado. Os Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR, serão realizados pela primeira vez na Capital, após 40 anos de sua criação. Esta edição do JIR é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel e Prefeitura Municipal de Porto Velho.

Quadra poliesportiva na Vila Olímpica Chiquilito Erse

 

Publicidade

A abertura oficial dos Jogos Intermunicipais de Rondônia está marcada para o próximo dia 29, às 20 horas, na Vila Olímpica Chiquilito Erse, e promete ser um evento relevante para o cenário esportivo. Durante 13 dias, o espírito esportivo vai tomar conta da Capital, com a participação de 22 municípios rondonienses. Os competidores participam em 14 modalidades distintas, demonstrando talento e dedicação em cada disputa.

As modalidades contempladas nos JIR incluem ciclismo, tênis de mesa, karatê, capoeira, handebol, voleibol, futebol society, atletismo, xadrez, judô, taekwondo, vôlei de praia, basquetebol e futsal. Cada uma dessas modalidades representa a diversidade esportiva do Estado e proporciona aos atletas a oportunidade de competirem em alto nível.

Para o governador Marcos Rocha, os jogos representam um marco na história esportiva da Capital. “Os Jogos Intermunicipais de Rondônia representam um momento especial na história esportiva de Porto Velho e promete ser uma edição inesquecível para atletas e espectadores. O Governo tem se empenhado em apoiar as ações voltadas ao esporte incentivando os talentos esportivos do Estado”, pontuou.

O secretário da Sejucel, Júnior Lopes, enfatizou a importância deste evento para a promoção do esporte em Rondônia. “Os Jogos Intermunicipais de Rondônia é uma celebração do espírito esportivo e da integração entre os municípios. É uma honra fazer esta parceria com o município de Porto Velho e poder promover este evento que já acontece há quatro décadas. Estamos focados em garantir que seja um sucesso. Desejamos boa sorte a todos os atletas e que possamos vivenciar momentos de grandes competições e amizade”, ressaltou.

CRIAÇÃO DO JIR

O Governo de Rondônia instituiu os JIR, mediante Decreto nº 1.622 de 25 de outubro de 1983, com objetivos institucionais de oportunizar ao atleta a continuidade às práticas esportivas, promover o intercâmbio e integração esportiva entre os municípios do Estado. Além disso, oportuniza o desenvolvimento do esporte de alto rendimento e o fortalecimento das federações especializadas e regulamento por meio da Lei nº 3.665, de 13 de novembro de 2015.

Em outubro de 1983 foi realizado o 1º JIR, e na ocasião foram inscritos 13 dos 16 municípios existentes no Estado. Na primeira edição foram oferecidas apenas cinco modalidades esportivas: basquetebol (M/F); handebol (M/F); voleibol (M/F); futsal e pedestrianismo (10.000 m). Neste ano, o JIR está na sua 14º edição e conta com 14 modalidades nas competições esportivas, com 22 municípios inscritos.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias