A Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), está realizando nas dependências do Ginásio de Esportes Afonso Rodrigues, a edição de 2022 dos Jogos Escolares da Pérola.
O evento iniciou no último dia 13 e vai até o dia 21 deste mês de outubro. Reúne alunos dos sexos masculinos e feminino da faixa etária de 08 a 12 anos das escolas municipais, estaduais e particulares, contando inclusive com a participação de alunos indigenas.
O orçamento elaborado pela Semed previu um gasto de R$ 20.000,00 (vinte mil reiais) para cobrir as despesas com premiação, decoração, iluminação e arbitragem, cujas despesas estão sendo cobertas através de parcerias que a pasta buscou junto ä sociedade.
Para a secretária municipal de Educação, professora Ana Nete de Azevedo Dantas, o evento visa promover, através do esporte, a inter-relação educacional , cultural e sócioafetiva dos alunos, gerando a oportunidade de melhorar a autoestima, integração e inclusão social, bem como contribuir na formação dos futuros campeões e paralelamente combater a evasão escolar.
Dentre as competições, os Jogos Escolares da Pérola 2022 tem Atletismo com provas de 800m rasos, 200m rasos, 600m fundos, reverzamento de 4 x 50m rasos, arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo e salto em distância. Também tem o futebol 7, queimada, cabo de guerra e outros.
Para a prefeita Raissa Bento (MDB), que aprovou a ideia dos jogos, é necessário garantir uma prática esportiva que eduque, inclua todos, meninos e meninas, de forma adequada e protegida. Por isso, ela defende um esporte educacional, seguro e inclusivo.