Publicidade

Programa Talentos do Futuro II será implementado nos bairros da capital

Os locais atendidos receberão materiais esportivos para treinos e competições
Publicidade

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) caminha para a ampliação do programa de iniciação esportiva Talentos do Futuro II. Em reunião realizada na última quinta-feira (4), em Porto Velho, a coordenação do projeto apresentou o cronograma de atividades que devem ser desenvolvidas aos professores voluntários.

De acordo com a portaria no 037/2021, com o parecer da Comissão de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (CCELT) da Câmara Municipal de Vereadores, o Programa Talentos do Futuro II estabelece as diretrizes, normas e procedimentos para seleção de escolinhas de iniciação esportiva entre a administração pública municipal e as instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, interessadas em estabelecer parceria com a Semes no termo de colaboração voluntária, ou seja, o credenciamento será celebrado a título não-oneroso, portanto, não haverá nenhum repasse de recursos da secretaria para a realização de atividades esportivas nos bairros.

Publicidade

Segundo a portaria, a Semes fornecerá materiais esportivos para treinos e competições dos alunos. Em contrapartida os professores deverão apresentar a organização de cada escola com a frequência dos alunos, planejamento e relatório mensal para que a secretaria tenha controle das atividades que estão sendo desenvolvidas. Os voluntários também serão capacitados com cursos, oficinas pedagógicas e formações continuadas.

Durante o encontro foi abordado sobre o calendário de visitas aos polos cadastrados, o período de inscrições e o lançamento do programa. Os voluntários também foram informados sobre o sistema de credenciamento dos alunos matriculados, o período de inscrições e a limitação de vagas.

Coordenação apresentou cronograma de atividades que devem ser desenvolvidas aos professores voluntários
Coordenação apresentou cronograma de atividades que devem ser desenvolvidas aos professores voluntários

As aulas vão acontecer em dez locais que foram inscritos e credenciados de acordo com a portaria:
-Escolinha Sonho de Criança – bairro Socialista
-Associação Esportiva dos Vigilantes – bairro Socialista
-Associação Bras. de Ação Social do Amazonas – bairro Mato Grosso
-Campo Princesão – bairro Socialista
-Parque Circuito – bairro Nacional
-Rondoniense Social Clube – bairro Cohab
-Bairro Três Marias
-Bairro Igarapé
-Bairro Nacional
-Morar melhor.

O Programa Talentos do Futuro atende cerca de 2 mil alunos na capital, distritos e, a partir de agora, nos bairros com diversas modalidades esportivas. De acordo com a secretária da pasta, Ivonete Gomes, desde 2017 a Semes vem aumentando o número de inscritos e ampliando os polos. “É uma felicidade ver o projeto ganhando cada vez mais apoio das comunidades. Em cada canto que o programa é implantado, não muda apenas a esperança da criança, mas de toda a família”, finaliza.

As escolas do programa são divididas em Talentos do Futuro I – Turmas comandadas por professores do quadro do município; Talentos do Futuro II – Turmas de ações sociais das comunidades, cujas entidades preenchem os requisitos da portaria no 037/2021 e devidamente aprovadas pela Comissão de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo da Câmara de Vereadores; Talentos do Futuro III – Turmas de ações sociais nos distritos.

Anúncie no JH Notícias