Qual a diferença entre carros novos e seminovos?
A tomada de decisão na hora de comprar um carro nem sempre é fácil de acontecer. Isso porque a escolha de um novo veículo deve ser feita com cuidado e atenção, até porque o investimento feito na compra de um carro é alto. Na hora de escolher o veículo a ser comprado, uma dúvida sempre aparece: é melhor comprar um carro novo ou um seminovo?
Saiba qual a diferença entre carros novos e seminovos. Veja qual desses tipos é a melhor escolha para você!
Carros novos
A definição de um carro novo é muito fácil de ser entendida. Carros novos são aqueles recém-saídos das montadoras, ou seja, que nunca foram utilizados por ninguém. Se você comprar um carro novo, também conhecido como carro zero quilômetro, você será o primeiro dono do veículo, o primeiro a levar esse veículo para as ruas.
Como o carro novo não rodou ainda, ou seja, não esteve nas ruas, as características de fábrica do veículo ainda estão intactas. Isso é uma vantagem que deve ser considerada na hora de comprar um carro, até porque ter um veículo recém-saído da montadora é uma experiência muito prazerosa.
Além da questão das características intactas, os carros novos contam com a garantia dos fabricantes, algo que é muito importante e vantajoso, que também oferece segurança aos compradores. Por esses motivos, os preços de carros novos acabam sendo maiores, o que em muitas vezes faz com que pessoas optem por comprar veículos seminovos.
Carros seminovos
Como o próprio nome já diz, carros seminovos são aqueles que já foram usados. Porém, não pense que para um veículo ser considerado seminovo ele apenas deve ser um carro usado. Saiba que existem alguns critérios que definem se os veículos são ou não seminovos.
Para que os veículos entrem na categoria de carros seminovos, eles devem concordar com alguns parâmetros:
- Ter, no máximo, três anos de uso;
- Ter apenas um dono desde a compra do veículo zero quilômetro;
- Ter a lataria em ótimo estado de conservação;
- Ter as partes mecânicas em perfeito funcionamento;
- Obrigatoriedade de baixa quilometragem (20 mil quilômetros por ano, no máximo);
Esses são os critérios que definem se o carro é ou não seminovo. Os critérios foram adotados para assegurar que nem todos os veículos usados fossem considerados seminovos, tendo em vista que até carros usados em test-drive, antigamente, eram considerados seminovos, o que era um grande erro.
Os carros seminovos são considerados por especialistas como ótimos investimentos a longo prazo. Isso se deve ao fato de que o preço é menor que um modelo recém-saído da montadora, algo que é muito vantajoso para o comprador, tendo em vista que é possível adquirir um modelo de carro seminovo melhor/superior a um modelo de carro zero quilômetro.
Novo ou seminovo: qual escolher?
A escolha de um veículo é uma decisão importante. Seja ele um carro novo ou seminovo, a atenção aos detalhes e o cuidado com a compra devem sempre ser considerados pelos compradores. Existem alguns fatores que influenciam na decisão das pessoas na hora de comprar um veículo, fatores esses que tendem a direcionar os compradores a escolherem carros novos ou seminovos.
A compra de um carro novo depende muito do investimento que será feito pelo comprador. Se o desejo é ter um modelo novo, ele deve saber que o preço será maior, principalmente, pelo fato de ser um modelo de carro recém-fabricado e recém-saído da montadora, ou seja, um carro zero quilômetro.
O valor do carro deve ser sempre um fator considerado de forma atenciosa. Se o comprador quiser ter um modelo zero quilômetro como um Fiat Argo, por exemplo, e possuir o dinheiro necessário para realizar a compra, basta apenas entrar em contato com a concessionária. Esse modelo de veículo é um dos principais da categoria (Hatch) e foi um dos mais vendidos no primeiro semestre deste ano.
A compra de um carro seminovo depende de alguns fatores, que devem sempre ser considerados pelos compradores. Por serem carros usados, mesmo que por apenas um dono, os carros seminovos não contam com a garantia de fábrica das marcas e, em alguns casos, podem ter passado por diferentes processos de manutenção, consertos e revisões.
Antes de comprar um seminovo, lembre-se sempre de analisar o preço do carro, de modo a saber se está condizente com um carro que não é mais zero quilômetro. Lembre-se também de conferir se as peças do veículo estão em perfeito estado e, ainda mais importante, se são as originais de fábrica. Questões como o estado da lataria e do interior do carro também devem ser consideradas.