Diferenças entre um carro Crossover e um SUV?
Você sabe qual é a diferença entre um carro e uma motocicleta? Com certeza, a sua resposta é sim. Diferenciar diferentes modelos de automóveis, é muito simples. Basta saber a funcionalidade e o número de rodas que já se torna possível diferenciar um grande número de veículos.
Porém, em alguns casos, entender e saber diferenciar certos modelos de veículos acaba sendo algo mais complicado, ainda mais quando se sabe que carros novos são lançados todos os anos. Por isso, conheça as diferenças entre um carro Crossover e um SUV.
O significado de cada modelo
Antes de diferenciarmos os dois modelos de veículos, precisamos entender o que define cada um deles, quais as características e funcionalidades que os tornam em carros SUV ou em Crossovers. Como dito anteriormente, em alguns casos, é difícil saber diferenciar certos veículos, de modo a classificá-los corretamente.
Os modelos de veículos SUV e Crossover são muito parecidos, ambos sendo modelos de carros mais robustos e notáveis. Mesmo com a aparência quase similar, a única semelhança se faz na altura desses modelos. Se você desejar ter um carro grande, que consiga transportar sua família com muito espaço e conforto, os melhores modelos para você são os SUVs e os Crossovers.
O que é um SUV?
A sigla SUV é a abreviação de Sport Utility Vehicle, que do inglês significa veículo utilitário esportivo. Esse modelo de veículo, em sua origem, é um carro com chassi de camionetes e suspensão elevada. Suas características mais marcantes são a tração 4×4, o interior espaçoso e a força do motor feita para encarar terrenos off-road, ou seja, aqueles fora das estradas convencionais de asfalto.
Até pouco tempo antes de 2016, os carros SUV eram definidos como veículos “comerciais leves” pela legislação do Brasil. Conforme esses modelos de carros foram ganhando espaço nas ruas brasileiras, as montadoras começaram a transformá-los e vendê-los como carros normais.
No Brasil, encontramos diferentes modelos de carros SUV das mais variadas marcas como Jeep, Hyundai, Renault, Volkswagen e Citroen, que conta com um único modelo da categoria: o SUV C4 Cactus, considerado um dos compactos mais rápidos da categoria.
O que é um Crossover?
Um veículo Crossover pode ser definido como o resultado de uma mistura de diferentes modelos de veículos. Alguns dizem que o Crossover surge da combinação entre um Station Wagon (as chamadas “peruas”) e um MPV (Multi Purpose Vehicle), veículo com capacidade de quatro a nove lugares com estrutura monobloco, mais altos que modelos de carro Sedan e Hatch.
Suas características mais marcantes são a posição de condução elevada, perfeita para quem gosta de Off-road, o tamanho menor que o de um carro SUV e o motor potente e econômico. Os Crossovers também são conhecidos como SUVs compactos.
Entre os modelos de veículos Crossover vendidos no Brasil, podemos encontrar o Citroen Aircross 2021, uma versão mais off-road do modelo C3 Picasso, que já saiu de linha. Esse veículo da marca francesa conta com os mesmos detalhes padrão da montadora, porém com um design mais aventureiro e robusto. Procure por uma concessionária Citroen, caso queira adquirir um Crossover da montadora.
Quais são as diferenças?
Como dito anteriormente, a única semelhança real entre os modelos de veículo SUV e Crossover é a altura. Agora, que as características de cada um dos modelos foram descritas, é possível distinguir as diferenças de cada um dos modelos com mais facilidade.
As principais diferenças entre os SUVs e os Crossovers são vistas em cinco características:
- Carga;
- Dirigibilidade;
- Estrutura;
- Performance;
- Tração.
A carga de um veículo SUV é maior que a de um Crossover. Enquanto o SUV tem grande capacidade para carga e reboque, o Crossover possui uma capacidade que se aproxima a de um Sedan.
A diferença quanto a dirigibilidade desses modelos é fácil de ser identificada. O SUV é um carro mais rígido e menos confortável, enquanto o Crossover é um veículo mais macio e confortável.
A estrutura de um carro SUV é caracterizada pelo chassi rígido, também podendo ser um chassi de longarinas ou uma plataforma de picape. Já a estrutura de um Crossover é definida pelo chassi monobloco, ou seja, é um veículo feito com a união do assoalho, laterais e teto em uma única peça.
A performance é definida pela qualidade do motor de cada um dos modelos. O motor de um SUV possui mais desempenho do que o de um Crossover, feito para apresentar mais força em terrenos considerados off-road. Os Crossover possuem motores mais econômicos, desenvolvidos para o uso urbano. Porém, isso não exclui a possibilidade de Crossovers rodarem bem em terrenos off-road.
Existem veículos desenvolvidos com Hiil Assist, que do inglês significa assistência em colinas, mas que é definido como o Assistente de Partida em Rampas. O Citroen SUV C4 Cactus Live é um dos modelos de SUV que conta com essa tecnologia, que junto ao Grip Control, consegue enfrentar qualquer terreno e adaptar as rodas dianteiras à estrada.
A diferença na tração é vista na questão de o veículo ser 4×4 ou não. Os SUVs possuem tração traseira ou tração 4×4 acoplada com caixas de transferência reduzidas. Os Crossovers, por outro lado, geralmente não apresentam uma tração 4×4, mas sim uma tração dianteira.