Os Raupp saem de cena e Expedito Neto entra no PT para testar a memória curta da militância

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.

Por

CICERO MOURA

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

CASAL RAUPP
Depois de ensaiarem um retorno à política, o casal Valdir Raupp e Marinha Raupp, decidiu se aposentar de vez.

CASAL RAUPP 2
Ambos haviam sido compulsoriamente aposentados, pelos eleitores, nas eleições de 2018. 

CASAL RAUPP 3
Raupp não foi reeleito ao Senado e Marinha perdeu a eleição quando tentava o sétimo mandato consecutivo.

A MAIS VOTADA
Marinha era deputada federal desde 1995. Nas eleições de 2010, ela foi a mais votada com 100.589 votos. Em 2014, obteve 61.419 votos, sendo novamente a mais votada.

… PERDEU
Mas, em 2018, ela somou apenas 18.223 e ficou de fora da Câmara dos Deputados.

VALDIR
Já o marido, Valdir Raupp, enfrentou duro desgaste com denúncias da Lava Jato e fracassou em seu projeto de retornar ao Senado para o terceiro mandato seguido.

TRAJETÓRIA
Ele foi senador por dois mandatos, entre 2003 e 2019. Raupp foi ainda vereador por Cacoal (antes de Rolim de Moura se emancipar) e prefeito de Rolim.

TRAJETÓRIA 2
Ele também foi governador, ocupando o cargo de 1995 a 1999, não conseguindo a reeleição.

REPETECO
Em 2022, ambos divulgaram nota conjunta apontando que estavam fora da vida pública e que se dedicariam à vida pessoal. A mesma justificativa foi dada agora.

SURPRESA
Em meio a essa polarização que domina o cenário político, Expedito Netto, o filho de Expedito Junior, decidiu se filiar ao PT.

GOVERNADOR
Ele se reuniu com a cúpula petista e anunciou a sua pretensão de ingressar no partido e se lançar pré-candidato ao Governo.

FILIAÇÃO
O ato de filiação de Netto deverá ocorrer na próxima semana, em Brasília. Ou seja, a vinda dele para o PT tem a benção da alta cúpula petista nacional…

LULISTA
Expedito Netto ocupa a pasta de Secretário Nacional de Pesca no Governo Lula. O que significa que ele já havia se instalado na caravana petista.

DOIS MANDATOS
Ele foi deputado federal por dois mandatos, entre 2015 e 2023, pelo PSD, partido que inclusive chegou a dirigir no Estado.

CONTRA O PT
Em seu primeiro mandato, ele votou a favor do impeachment da então presidente Dilma Roussef (PT).

O PAI
Já o pai dele,  Expedito Junior, segue firme no PSD e articula a pré-candidatura do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria ao Governo.

JUNIOR
Expedito Junior, após três derrotas consecutivas ao Governo, deve se lançar a deputado federal. 

DERROTA
Em 2022, ele perdeu mais uma eleição, desta vez ao Senado. Agora, acredita que uma boa aliança pode levá-lo de volta para Brasília.

PARCERIA
O Ministério Público de Rondônia a Banda do Vai Quem Quer lançaram, conjuntamente, a campanha contra a violência de gênero com o lema: “Se tem violência contra a mulher, a Banda mete a colher”.

PARCERIA 2
Segundo o MP, apesar do momento festivo, cultural e de diversão do carnaval, também é necessário consciência e comprometimento coletivo pelo bem-estar, segurança e integridade de todas as pessoas, em especial das mulheres que vão participar da festa. 

Foto: Reprodução / Redes Sociais

PARCERIA 3
Durante a oficialização da parceria, foi apresentada a história do carnaval de rua da cidade, os novos bonecos gigantes que irão animar os desfiles e também a programação do bloco para o ativismo em defesa das mulheres.

PERGUNTA
Como a militância petista recebe esse anúncio da filiação de Expedito Netto ao partido? 

Publicidade
Grupo Marquise - EcoRondônia

Você também vai querer ler...

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.