Publicidade

DIONÍSIO – Secretário Júnior Lopes é afastado da Sejucel durante operação do MPRO por suspeita de corrupção

As investigações seguem em andamento, com o objetivo de aprofundar a apuração sobre superfaturamento em contratos e desvio de recursos que deveriam ter uma destinação social.

Na manhã desta quinta-feira (28), o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) deflagrou a Operação Dionísio, que investiga crimes relacionados a contratos irregulares e desvios de recursos públicos destinados à realização de eventos festivos no Estado. O Secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, foi um dos alvos das medidas judiciais e foi afastado de suas funções por 90 dias.

Publicidade

A investigação aponta irregularidades graves em parcerias firmadas para eventos como a 12ª Expovel, a Expoviola 2023 e a 13ª Expovel 2024. Segundo o MP, mais de R$ 9 milhões foram direcionados de forma ilegal para uma entidade que não possuía capacidade técnica para receber recursos públicos. O esquema teria beneficiado diretamente o presidente da entidade, que utilizou os eventos para contratar suas próprias empresas e explorar camarotes economicamente, desrespeitando a promessa de entrada gratuita para a população.

Publicidade

Além do afastamento de Júnior Lopes, a operação resultou em busca e apreensão de documentos, proibição de destinação de recursos da Sejucel para as entidades investigadas e suspensão de outra servidora pública. As investigações seguem em andamento, com o objetivo de aprofundar a apuração sobre superfaturamento em contratos e desvio de recursos que deveriam ter uma destinação social.