Uma balsa ‘petroleira’ de grande porte, rebocada por um rebocador, ficou desgovernada e causou danos a flutuantes e pequenas embarcações no porto de Calama, localizado no distrito de Porto Velho, às margens do baixo Madeira, na divisa com o estado do Amazonas.
O acidente ocorreu por volta das 21 horas de segunda-feira (5), conforme relatos de moradores e imagens de câmeras de monitoramento.
A grande embarcação, completamente desgovernada, desviou de seu curso e colidiu com dois comércios flutuantes e pequenas embarcações atracadas no local, causando danos significativos.
“Ouvimos um estrondo enorme e todos corremos para a beira do rio para ver o que tinha acontecido. Foi quando nos deparamos com a devastação”, lamentou um dos moradores.
Policiais militares destacados em Calama responderam inicialmente à ocorrência. O comandante do rebocador informou que o leme da embarcação travou, o que impediu que ele evitasse o acidente.
Os policiais acionaram a Delegacia Fluvial para investigar o incidente.
“As imagens de uma câmera do flutuante mostram que a balsa estava descendo o rio, vindo diretamente para nós, e o comandante nem tentou engatar a marcha ré para reduzir o impacto”, relatou outro morador, expressando suspeitas sobre o incidente.