Publicidade

PF apreende mais de R$ 13 milhões em operação contra desvio de recursos em cooperativa de crédito de Rondônia

As investigações apontaram que uma ex-gerente da cooperativa se aproveitava do cargo para convencer cooperados a investirem em operações inexistentes.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), uma operação contra um esquema de desvio e lavagem de dinheiro em uma cooperativa de crédito de Rondônia, resultando no bloqueio de mais de R$ 13 milhões. A ação foi realizada simultaneamente nos municípios de Machadinho D’Oeste (RO) e no interior do Paraná.

Publicidade

Esquema de fraude e lavagem de dinheiro

As investigações apontaram que uma ex-gerente da cooperativa se aproveitava do cargo para convencer cooperados a investirem em operações inexistentes. Os valores captados eram desviados para contas de terceiros e utilizados de forma ilícita. Além disso, funcionários da cooperativa também são suspeitos de participação no esquema, realizando operações bancárias suspeitas para dificultar o rastreamento dos recursos desviados.

Publicidade

Mandados e crimes investigados

Além do sequestro dos valores, a operação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão nos dois estados. Os suspeitos poderão responder por gestão fraudulenta, apropriação indébita financeira, associação criminosa e lavagem de dinheiro, além de outros delitos que possam ser identificados ao longo das investigações.

A Polícia Federal segue investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos e o destino final dos recursos desviados.

Publicidade