Search
Close this search box.
Publicidade

Black Friday aumenta demanda por vagas temporárias e pessoas sem experiência

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

ESTUDO

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) prevê a criação de cerca de 470 mil vagas temporárias de outubro a dezembro.

Publicidade

AUMENTOU

A estimativa representa um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. E há uma área em destaque para novas contratações, a de logística, cuja expectativa é de aumento de até 50% na demanda só em novembro, de acordo com o levantamento do Mercado e Consumo.

VAREJO

Larissa Gonçalves, gerente de operações da Luandre, – empresa de contratação temporária – explica  que “o setor de varejo, que inclui a cadeia de logística responsável por abastecer as demandas de compras vindas do e-commerce, tem um aumento na demanda impulsionada pela Black Friday que acontece no final do mês.

PERÍODO

Por isso, esta é uma das principais datas do ano para oportunidades em diversas funções. Inclusive o setor de serviços que também se beneficia pelo maior movimento em shoppings e centros de comércio. Importante lembrar que os candidatos precisam ter disponibilidade imediata para preencher esse tipo de vaga.

CHANCE

Ainda segundo a profissional, durante a Black Friday, o varejo é estimulado a contratar novas pessoas, com ou sem experiência, ou seja, é uma excelente oportunidade para quem está procurando o primeiro emprego ou uma recolocação no mercado.

INSCRIÇÃO

A Luandre, tem mais de 5.800 vagas em todo o país. Todas as posições têm grande possibilidade de efetivação para desenvolvimento de carreira.  Os interessados podem se candidatar gratuitamente pelo link: candidato.luandre.com.br. A consultoria não cobra pela participação no processo seletivo.

QUALIFICAÇÃO

Falando em oportunidades, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou dois editais de seleção de candidatos para um curso gratuito de capacitação na área de tecnologia, que será ofertado em parceria com a empresa Samsung Eletrônica da Amazônia no projeto de Formação e Capacitação Tecnológica Nave Tech – RO.

ATÉ SEXTA

As inscrições seguem abertas até esta sexta-feira, dia 10 de novembro, neste link ou por meio do site https://navetech.unir.br/.

NÚMERO

São oferecidas 100 vagas para alunos fixos (regulares) e mais 95 vagas para alunos flutuantes (temporários).

OBJETIVO

O Projeto Nave Tech – RO propõe capacitar pessoas da região para o desenvolvimento de produtos e serviços de inovação tecnológica com incentivo ao empreendedorismo.

ESCOLHA

As oportunidades são para pessoas que pretendem realizar o curso integral (Edital 1 – Alunos fixos) e para quem tem interesse em cursar apenas algumas disciplinas isoladas (Edital 2 – Alunos flutuantes).

CUSTEIO

Os alunos fixos receberão uma bolsa no valor de R$ 300,00 como forma de incentivar a participação e permanência no projeto, e irão cursar todas as quatro trilhas do Nave Tech – RO, que correspondem às etapas de formação do curso.

PERFIL

Poderão se candidatar a essas vagas os acadêmicos dos cursos de graduação da UNIR de qualquer área, acadêmicos de outras instituições de ensino superior de Rondônia e portadores de diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento.

PERFIL 2

Já as vagas para alunos flutuantes são destinadas à população em geral, incluindo acadêmicos que não forem selecionados para as vagas de alunos fixos, estudantes do Ensino Médio, profissionais de diversas áreas, empreendedores e demais interessados em tecnologias digitais.

CONDIÇÃO

O requisito é ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano em 2023. Neste caso, os alunos flutuantes poderão cursar trilhas ou disciplinas isoladamente.

REPÚDIO

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou a tentativa do prefeito de Vilhena (RO), Delegado Flori (Podemos), de criminalizar o trabalho do jornalista Mario Quevedo Neto, colunista do site Rondôniaovivo.

MP

Incomodado com a cobertura de jornalismo local de Mario Quevedo, Flori ingressou com uma representação no Ministério Público Estadual pedindo abertura de investigação criminal contra o repórter.

PERSEGUIÇÃO

Na ação jurídica, o prefeito  afirma que é perseguido pelo jornalista e o acusa de conluios políticos. Além disso, faz uma menção jocosa à saúde mental de Mario Quevedo, que não esconde ter sido dependente químico, ao afirmar que o jornalista nutre por ele, um policial, “um ódio pessoal surgido de profundas marcas psicológicas, que opõe policiais ao mundo dos entorpecentes”.

CURRÍCULO

Atuante há 30 anos, Mario Quevedo é um jornalista veterano, tendo passado por diversos veículos de Rondônia. A Abraji se solidarizou com Mario Quevedo Neto e sugeriu aoo Ministério Público que não aceite o pedido do prefeito  sob pena de ameaçar a liberdade de imprensa, um preceito constitucional.

RADAR

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) informou que a lombada eletrônica instalada na avenida Calama, entre as ruas João Goulart e Salgado Filho, no bairro São João Bosco, já está em funcionamento, com a velocidade máxima permitida de 40km por hora.

FINALIDADE

A medida é para reduzir velocidade,  melhorar o fluxo no trecho e trazer mais segurança ao trânsito. A implantação de lombadas eletrônicas é reconhecidamente uma alternativa eficiente para diminuir acidentes.

OUTRAS

A Semtran também contratou a instalação de lombadas eletrônicas na avenida Raimundo Cantuária, próximo à rua Daniela; na avenida Rio de Janeiro, no trecho entre a rua Piratininga e rua Daniela; e na avenida Duque de Caxias, próximo à rua Joaquim Nabuco.

DESTAQUE

O setor de Food Service, que inclui bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks, foi responsável por puxar os novos comércios no primeiro semestre de 2023.

MAIS DE CEM MIL

Segundo dados da Serasa Experian, foram 140.808 aberturas entre janeiro e junho, com média de 1.136 registros por dia útil, o que equivale a 6,65% das 2,1 milhões de inaugurações entre os 20 maiores segmentos de serviços e indústria do país.

FOOD SERVICE

Dentro do franchising, o Food Service também se destacou pela procura e abertura de lojas. Análises de desempenho do setor, realizadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), apontam a inauguração de 18,9 mil unidades no mesmo período.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias