Publicidade

CADEIRA NO PARLAMENTO – Julgamento do STF pode manter deputado Jesuíno Boabaid na ALE/RO

O julgamento foi colocado na pauta desta quinta (1)

Por

O Supremo Tribunal Federal – STF, colocou na pauta de votação dessa quinta-feira (1) a ação movida pelo DEMOCRATAS e PSDB que argumenta a ilegalidade da anulação dos votos de um político que tenha seu diploma cassado.

Publicidade

De acordo com os partidos, a anulação desses votos contraria a Resolução 23.554/2017, que garante o aproveitamento pela coligação ou partido, dos votos dados a candidato cujo diploma tenha sido cassado após a eleição.

O colegiado vai decidir se é possível aplicar às eleições de 2018 o entendimento firmado pelo TSE ao caso e se, nos processos relativos ao pleito de 2018, o novo entendimento viola os princípios da anualidade eleitoral, da segurança jurídica e da isonomia.

A decisão desse julgamento afeta diretamente a composição da Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE/RO, que vive situação semelhante após o Ministro Benedito Gonçalves, anular os votos do deputado cassado Geraldo da Rondônia.

A cadeira deixada por Geraldo está ocupada agora pelo deputado Jesuíno Boabaid, que havia ficado de primeiro suplente na coligação, porém, com a anulação dos votos, a composição mudaria e assumiria esse mandato o ex-deputado Ezequiel Júnior.

Porém, a anulação dos votos pedida pelo Ministro pode não ser validada caso o STF considere justa a alegação realizada pelos partidos. Resta aguardar a decisão dos ministros.

Publicidade
Publicidade

1 comentário em “CADEIRA NO PARLAMENTO – Julgamento do STF pode manter deputado Jesuíno Boabaid na ALE/RO”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.