Search
Close this search box.
Publicidade

Deputado Anderson entrega Voto de Louvor para alunos e professores integrantes do projeto Com-Vida da escola Murilo Braga

Publicidade

O deputado estadual Anderson Pereira (Pros) fez a entrega, nesta segunda-feira (30) em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa, de Voto de Louvor como forma de reconhecimento e valorização para alunos e professores do projeto social Com Vida, da Escola Estadual Murilo Braga em Porto Velho.

O projeto tem como objetivo potencializar as ações de educação ambiental nas escolas do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e de ensino médio, por meio da criação e manutenção de um espaço democrático e participativo que congregue toda a comunidade escolar e fomente iniciativas voltadas para a sustentabilidade socioambiental e à melhoria da qualidade de vida na escola e sua comunidade, assim como o diálogo sobre temas socioambientais contemporâneos.

Publicidade

Para Anderson, a homenagem é mais do que justa, pois além de valorizar o empenho dos participantes, alerta a sociedade no que diz respeito a preservação e ainda gera cobrança no poder público para resolver as problemáticas apresentadas.

Ao fazer uso da fala, Vania Beatriz Vasconcelos, pesquisadora do projeto Com-Vida da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, agradeceu o deputado Anderson pelo voto de louvor e destacou que é servidora da instituição a mais de 30 anos, sendo seis deles dedicados ao projeto, ressaltou o emprenho dos alunos e a satisfação de fazer parte como pesquisadora na área de comunicação.

A chefe do núcleo de temas transversais e diversidade, Roselane Rivero, representando a Secretaria de Estado da Educação – Seduc, relatou a preocupação da secretaria em defender políticas públicas eficazes na defesa do meio ambiente para evitar sua degradação, na prevenção do dano ambiental e com o objetivo de preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais.

Edgar Menezes, secretário adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, agradeceu o convite para participar da sessão solene, e afirmou que a partir do próximo semestre à matéria de Educação Ambiental será inserida na grade curricular das escolas estaduais. Parabenizou os alunos que fazem parte do projeto e os convidou para junto com o deputado Anderson fazerem uma visita nas instalações da Sedam, bem como conhecerem de perto o dia a dia do órgão.

Na sequência Pereira realizou a entrega dos Votos de Louvor para alunos, professores e integrantes do projeto Com-Vida.

Marcos Vinicius aluno do 1º ano da Escola Murilo Braga e um dos integrante do projeto Com-Vida, destacou a importância do projeto agregando conhecimento em sua carreira estudantil, parabenizou a pesquisadora Vania Beatriz, em trazer projetos voltados ao meio ambiente como o ABC da Ciência Florestal, onde A representa o açaí, B o babaçu e C a castanha. Participou do projeto Criativos da Escola descobrindo que os ares-condicionados desperdiçavam milhares de litros de água, em contra partida seu grupo de estudo criou um sistema com garrafas petes que direcionam a água para regar a Horta da escola, evitando o desperdício.

Juliana de oliveira que também é aluna do 1º ano da escola e integrante do projeto Com-Vida, destacou a importância do projeto para o crescimento não apenas como aluna, mas como ser humano, sabendo reconhecer o espeço de cada um e aprendendo a valorizar e respeitar o meio ambiente, ressaltou que o projeto não estimula apenas projetos ambientais, mas contribui de uma maneira geral no convívio social.

A coordenadora do projeto Com-Vida da Escola Murilo Braga, Carmem Silva de Andrade disse que esses projetos sociais contribuem não apenas para os alunos, como também para população de um modo geral. Citou como exemplo o projeto Muda Vida, que cria um viveiro de mudas, onde no ponto de colheita, faz hortaliças são armazenadas em caixotes e doadas para guardadores de carros que frequentam diariamente o entorno da escola. “Projetos sociais como esses salvam vidas e alimentam famílias”, alertou a educadora.

Gracijames de Paiva, Diretora da Escola Estadual Murilo Braga, ao fazer um resumo do projeto Com-Vida, disse que ele não apenas desenvolve habilidades voltadas para as questões ambientais, mas também tem impactado a sociedade com ações voltadas ao social.  Afirmou que não existe recursos para a execução do projeto, mas apenas força de vontade, garra e determinação de cada integrante que compõe a equipe. Finalizou sua fala agradecendo o deputado Anderson pela iniciativa e pelo reconhecimento do trabalho de toda a equipe.

Anderson agradeceu a presença dos pais, alunos e professores, se colocou à disposição para contribuir com projetos voltados ao bem social e concluiu que um bom aluno não é bom na escola, mas principalmente dentro de casa de onde nasce o caráter. Alertou aos pais para que acompanhem o dia a dia dos seus filhos e parabenizou e cada homenageado.

 

Combate Clean Anúncie no JH Notícias