Fonte: Ascon
O deputado federal Fernando Máximo lançou, na última quarta-feira (5), no Plenário da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar pelo fortalecimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A entidade civil terá como objetivo a atuação como plataforma para ação política que integre o Congresso Nacional e a sociedade a fim de viabilizar políticas públicas que defendam e promovam o fortalecimento do SAMU.
“Esta Frente Parlamentar servirá para dar mais força ao SAMU e, consequentemente, buscar mais recursos para melhorar e ampliar os nossos serviços tanto no estado de Rondônia, como em todo o Brasil. Só assim conseguiremos valorizar os nossos profissionais, entre técnicos, enfermeiros, médicos, condutores e todos os profissionais que trabalham no SAMU, pois todos os dias se sacrificam para salvar outras vidas.
Nós queremos com isto, salvar mais pessoas e dar um atendimento de melhor qualidade através do SAMU”, destacou Fernando Máximo que foi escolhido como presidente da Frente Parlamentar e terá como vice-presidente o deputado Augusto Puppio (MDB-AP).
A Frente Parlamentar pelo fortalecimento do SAMU pretende avaliar, estruturar e implementar políticas públicas que assegurem a eficácia aos direitos legais e constitucionais da categoria a fim de reduzir o índice de mortes. Outra proposição consiste na prerrogativa da entidade civil em organizar e desenvolver programas, projetos e eventos que alcancem a construção e a ampliação do debate público – de diferentes setores da sociedade – para formular decisões que fortaleçam o SAMU.
Durante o evento de fundação da Frente Parlamentar, o deputado federal Fernando Máximo, demonstrou preocupação quanto a baixa cobertura do SAMU nos estados da região Amazônica, inclusive, em Rondônia que conta com apenas 10% da cobertura dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência nos municípios, enquanto a média nacional abrange 67% da cobertura, ou seja, alcança 3.500 municípios brasileiros.
“Nós precisamos ampliar dada a importância deste serviço que salva tantas vidas, seja um infarto agudo do miocárdio, uma parada cardíaca, um derrame, um acidente ou mesmo um afogamento. Então são vários tipos de traumas, emergências clínicas e cirúrgicas assistidos pelo SAMU e um atraso no trabalho destes profissionais significa um atraso para salvar vidas”, complementa o parlamentar rondoniense.
A Frente Parlamentar pelo fortalecimento do SAMU pretende estabelecer a consecução de políticas públicas voltadas para a valorização profissional, a melhoria nas condições de trabalho dos servidores e a cooperação técnica junto aos profissionais e entidades da área da saúde. É importante frisar que o SAMU tem o objetivo de checar precocemente a vítima, após ter ocorrido alguma situação de urgência e emergência, que possa levar o socorro e, ao mesmo tempo, diminuir o sofrimento, minimizar as sequelas e evitar a morte dos pacientes.
“Eu estou muito feliz com o lançamento desta Frente Parlamentar porque agora nós poderemos ampliar o SAMU no estado de Rondônia. Eu estou muito feliz com este lançamento porque agora nós podemos lutar com mais força para ampliar o número de municípios com SAMU no estado de Rondônia. Então, Ji-Paraná e os municípios da região central; Cacoal e os municípios da região do Café; Rolim de Moura e os municípios da Zona da Mata; Vilhena e os municípios do Cone Sul; além de Guajará-Mirim e Nova Mamoré farão parte da Central de Regulação em Porto Velho”, finaliza Máximo.