Search
Close this search box.

Deputado Jesuíno busca construção de unidades de saúde, mas Semusa alega falta de orçamento

Deputado Jesuíno busca construção de unidades de saúde, mas Semusa alega falta de orçamento

O deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN), encaminhou ofícios para a vereadora Ada Dantas (PMN), com o intuito de que sejam construídas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo uma na zona norte e outra na zona leste da capital. O objetivo é atender ao pleito da comunidade, que clama por uma UBS que lhes garanta o direito ao atendimento médico.

Assessores de Boabaid percorreram, durante cerca de um mês, várias ruas dos Bairros Teixeirão e Planalto, ouvindo dezenas de moradores e indagando sobre quais eram as principais necessidades dos populares daquela região. Foi informado que uma UBS é de suma importância para todos que por ali residem. Alguns moradores informaram que, quando precisam de atendimento médico vão até a Unidade de Saúde Ernandes Índio, localizada na esquina da Avenida Mamoré com Avenida José Vieira Caúla, no Bairro Escola de Polícia, porém, não conseguem atendimento, pois os profissionais da saúde afirmam que a área onde eles residem não tem cobertura. Outro ponto relatado pelos servidores é que os profissionais não conseguem atender toda a área designada devido ao quadro de profissionais estar limitado.

Já no Bairro Nova Esperança, os assessores conversaram com mais de 300 populares e o pedido foi o mesmo: a construção de uma Unidade Básica de Saúde.

Os munícipes relataram que quando precisam de atendimento médico, se dirigem até a Unidade de Saúde Pedacinho de Chão, no Bairro Embratel, porém, acontece a mesma problemática que com os moradores dos Bairros Teixeirão e Planalto. A falta de profissionais impede que sejam atendidos moradores de outros bairros que não seja o Embratel.

Sendo assim, Boabaid oficializou a vereadora Ada Dantas, para que ela intercedesse junto à Prefeitura do Município de Porto Velho, solicitando a construção de uma UBS compreendida entre os Bairros Teixeirão e Planalto, além de uma UBS no Bairro Nova Esperança.

A vereadora Ada Dantas encaminhou ofícios para a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), porém, Alexandre Porto, secretário daquela pasta na época, oficializou a vereadora declarando a impossibilidade de realizar a construção das Unidades Básicas de Saúde.

“Não possuímos dotação orçamentária para construção de novas Unidades de Saúde, contratação de servidores e aquisição de equipamentos. Ademais, como é de conhecimento público, temos algumas unidades construídas nas gestões anteriores e até o presente momento não foram inauguradas justamente pelos fatores acima mencionados” concluiu o secretário.

Fonte: Assessoria

Combate Clean Anúncie no JH Notícias