Search
Close this search box.

Deputados atuam e Governo confirma convocação de 300 remanescentes de concurso da PM,BM e CIVIL

Deputados atuam e Governo confirma convocação de 300 remanescentes de concurso da PM,BM e CIVIL

A convocação imediata de 300 dos cerca de 500 remanescentes, aprovados no concurso da Polícia Militar, em 2014, além de bombeiros e policiais civis, está assegurada, após a intervenção dos deputados estaduais. A garantia foi dada durante reunião nesta quarta-feira (28).

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB), que havia anunciado a convocação desde o ano passado e atuou junto ao Governo pela convocação, teve o apoio de toda a Casa nesse trabalho, que foi acompanhado pelos deputados Hermínio Coelho (PDT), Léo Moraes (PTB), Jesuíno Boabaid (PMN), Lazinho da Fetagro (PT) e Adelino Follador (DEM).

Antes de se reunirem com os aprovados que aguardam ansiosos pela convocação, os deputados tiveram uma longa discussão com os secretários da Casa Civil, Emerson Castro e de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, acompanhados de técnicos do Governo.

Dessa conversa, saiu o anúncio do chamamento, definindo o número inicial de convocados e a prorrogação do concurso, que vence em maio próximo, permitindo que os demais remanescentes sejam chamados.

“Foi um compromisso que assumimos e depois de muita discussão, de muitos estudos apresentados pelos técnicos do Governo, chegamos a um consenso e serão chamados agora 300 aprovados. O Estado tem dificuldades com o limite de gastos com pessoal, mas muitos policiais estão aptos à aposentadoria e isso vai dar uma folga na folha de pagamento”, destacou Maurão.

Emerson Castro lembrou que Maurão iniciou, no ano passado, um diálogo com o Governo para buscar a possibilidade de convocação dos remanescentes.

“Está sendo possível fazer esse processo aqui, pois o Governo tomou medidas saneadoras que permitiram a redução de gastos. Toda a economia resultou nesse momento: com a convocação e a renovação do concurso, para que em maio não se extinga. Queríamos poder contratar todos de imediato, pois a sociedade precisa de mais policiais nas ruas. Mas, não é possível e temos que ter responsabilidade”, observou o chefe da Casa Civil.

Boabaid ressaltou que vai ficar consignado numa ata, que será assinada na próxima semana, por representantes do Governo, deputados e aprovados, que, após a academia, a contratação estará atrelada à disponibilidade financeira do Estado.

“Para que a Lei de Responsabilidade Fiscal seja respeitada, vamos consignar em ata este dispositivo. Como o presidente Maurão falou, com as aposentadorias, o gasto com pessoal irá diminuir e gradativamente, creio, o Governo vai poder ir contratando e os novos policiais poderão ir às ruas, para dar mais segurança à sociedade”, detalhou Jesuíno.

Hermínio reconheceu o esforço do Governo e dos deputados para que houvesse a convocação. “Não esperava isso aqui hoje. Esse chamamento eu não acreditava mais. Reconheço que o Governo fez uma ação positiva, graças também à mobilização aqui dos deputados”.

Fonte: Assessoria
Combate Clean Anúncie no JH Notícias