Publicidade

O ex-deputado federal Anselmo de Jesus, que representou Rondônia na Câmara por três mandatos entre 2003 e 2015, pode estar articulando seu retorno à política nas eleições de 2026. Nome histórico do PT no estado e liderança oriunda do sindicalismo rural, Anselmo também foi secretário estadual de Agricultura durante o primeiro governo de Confúcio Moura.

Publicidade

Mesmo afastado das disputas eleitorais há quase uma década, o ex-parlamentar mantém influência no cenário político e foi peça importante na eleição de sua filha, Cláudia de Jesus, atualmente única representante do PT na Assembleia Legislativa de Rondônia. Com base consolidada em Ji-Paraná e respaldo em municípios da região central, pai e filha podem formar uma dobradinha eleitoral no próximo pleito, ele concorrendo à Câmara dos Deputados e ela buscando a reeleição.

Anselmo admite que tem recebido incentivos de amigos e aliados para voltar à disputa, embora brinque sobre a idade. Aos 72 anos, ele completa 73 no Natal de 2025 e pondera que ainda há tempo para decidir. Sua trajetória e eleitorado fiel podem pesar na escolha.

O modelo de parceria familiar não é novidade na política rondoniense. Nas eleições passadas, Eurípedes Lebrão e sua filha Lebrinha conquistaram, respectivamente, uma vaga na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, e devem repetir a fórmula em 2026. Ezequiel Neiva e seu filho Wiveslando Neiva também já anunciaram atuação conjunta no próximo pleito. Caso se concretize, a aliança entre Anselmo e Cláudia de Jesus reforçaria essa tendência no cenário político estadual.

Publicidade
Publicidade

Você também vai querer ler...

Lesão corporal em Porto Velho deixa homem ferido

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.