Notícias de Política

ECONOMIA SOLIDÁRIA: Aleks Palitot prestigia abertura da Semana do Artesão

Feira iniciou no domingo (18) para que a população pudesse prestigiar as festividades. Exposições acontecem durante toda a semana


ECONOMIA SOLIDÁRIA: Aleks Palitot prestigia abertura da Semana do Artesão

O Professor Aleks Palitot participou neste domingo da solenidade de abertura da Semana Municipal do Artesão, uma realização da Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) em parceria com a Associação de Artesãos da Feira do Sol.

Em cumprimento a uma proposta de campanha, Palitot apresentou em parceria com o vereador Zequinha Araújo o projeto de lei número 3.530/2017 que instituiu a criação da Semana Municipal do Artesão e decretava o dia 19 de março, como o Dia Municipal do Artesão.

O intuito da lei, de acordo com o Professor Aleks Palitot é que a prefeitura juntamente com seus parceiros, através da iniciativa público-privada criasse anualmente uma grande semana do artesanato para divulgar a identidade e a cultura de Porto Velho, de Rondônia e da Amazônia, fomentando a economia solidaria através da venda dos artesanatos.

ECONOMIA SOLIDÁRIA - Aleks Palitot prestigia abertura da Semana do Artesão

“Foi uma solicitação da Associação dos Artesãos da Feira do Sol, daqui da Estrada de Ferro Madeira Mamoré de iniciativa popular em que acrescentamos a semana do artesanato e a Prefeitura, através da Semdestur por meio do Secretário Júlio César deu todo o aporte e a estrutura para que evento neste ano pudesse acontecer”, afirmou o Professor Aleks Palitot.

Segundo Palitot, o artesanato é uma economia sustentável, criativa e solidária. Trabalha o conceito de sustentabilidade, tem biojoias extraídas das sementes, matéria prima da própria floresta e ao mesmo tempo há na feira artesanatos que representam a EFMM, as Caixas D’Agua, além da presença dos povos indígenas que vendem seus trabalhos.

Eliane Borges do Nascimento, Presidente da Associação dos Artesãos da Feira do Sol, conta que a data é oportuna e importante para a categoria devido ao reconhecimento, pois o artesão muitas vezes está a margem da sociedade, não tem reconhecida a sua criatividade e seu trabalho como uma expressão da cultura e da identidade de um povo.

ECONOMIA SOLIDÁRIA - Aleks Palitot prestigia abertura da Semana do Artesão

“O artesão vive daquilo que faz e se não tem reconhecimento ele vai passar necessidade é por isso que brigamos para ter o nosso espaço. Fizemos hoje a abertura das comemorações com diversas atividades culturais e temos ainda as tendas para os artesãos convidados que permanecerão durante toda a semana”, conta a presidente da Associação.

“São ao todo 90 participantes e para nós é realmente muito bom contar com o apoio dos nossos parceiros na realização desse evento, em especial o Professor Palitot que no ano passado quando esteve conosco entendeu nossas dificuldades se propôs a nos ajudar e temos agora a nossa lei que é muito importante para nós artesãos”, comemora.

“Nós estamos contentes em participar desta gestão e poder valorizar nossos artesãos, Hoje nessa confraternização que se iniciou com um café da manhã, e percebemos a alegria deles que são importantes para a cidade e para o turismo, pois onde há turismo sempre há alguém levando uma peça de recordação feitas em muitos casos pelas mãos e imaginação destes artistas e que se espalham pelo Brasil e pelo mundo e por isso devemos valorizá-los”, afirmou o secretário da Semdestur Julio César Siqueira.

ECONOMIA SOLIDÁRIA - Aleks Palitot prestigia abertura da Semana do Artesão

Fonte: Assessoria




MAIS NOTÍCIAS DE Política