Terca-Feira, 21 de Janeiro de 2020

Notícias de Política

ELEIÇÕES – Deputado Jesuíno Boabaid pode ser candidato ao Senado em 2018

Em um senado velho e recheado de envolvidos em esquemas de corrupção, a perspectiva é de que haja uma reformulação.

Postado em 29/11/2017 às 10h21min


ELEIÇÕES – Deputado Jesuíno Boabaid pode ser candidato ao Senado em 2018

Com as seguidas denúncias de corrupção envolvendo o senador Valdir Raupp (PMDB) e o recente pedido de prisão pela Procuradoria Geral da República – PGR, do também senador Ivo Cassol (PP), a bancada de Rondônia está totalmente  fragilizada. Ambos senadores estão com os dias contatos na capital federal e apenas retornarão ás suas cadeiras no ano de 2019, se os eleitores os colocarem por mais nove nesse condição e tambem se vencerem uma série de batalhas na Justiça.

Não é de hoje que os eleitores rondonienses retiram importantes representantes públicos de suas cadeiras, no último pleito, em 2016, Mauro Nazif (PSB) fracassou nas urnas e teve de sair da prefeitura de Porto Velho, o próprio Valdir Raupp já sentiu na pele essa característica e cumpriu apenas um mandato de governador, não conseguindo se reeleger para o cumprimento do segundo mandato.

A expectativa é de que esses 2/3 da bancada de senadores em Brasília sejam renovados deixando Cassol e Raupp resolvendo seus problemas na Justiça. Dentro dessa perspectiva, os eleitores deverão buscar nomes que tragam além da renovação, a confiança no voto depositado, motivo que deixa a corrida ao senado em aberto para muitos nomes.

Entre esses possíveis senadores, está o deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN), que vem sendo um dos legisladores mais apontados e desejado por várias legendas para disputar uma cadeira ao senado em 2018. Boabaid se destaca pela forma atuante sempre se resguardando dentro do regimento interno e da legislação brasileira. Com esse pensamento de ação pública, o parlsmentar conseguiu em três anos impetrar quase 900 proposituras de sua autoria dentro da Casa de Leis estadual.

Em seu primeiro mandato assumido, Jesuíno conseguiu mostrar uma forma participativa de legislar, criando e integrando diversas Audiências Públicas, que debateram temas do cotidiano da comunidade, como danos causados pelas usinas, tarifa de luz e água, regularização fundiária, e muitos temas relacionados à segurança pública.

Em Brasília, Jesuíno chega a ser mais atuante que muitos congressistas, conhecido pela bancada de segurança pública no Congresso, o deputado tornou-se uma referência, tanto pelo seu histórico de lutas em prol dos policiais, quanto pela forma inteligente e empenhada ao qual desempenha suas atividades parlamentares, conseguindo criar um elo de apoio aos órgãos de segurança.

Em um senado velho e envolvidos em esquemas de corrupção, a perspectiva é de que haja uma reformulação, com 37 anos de idade, Boabaid possui a idade minima exigida para assumir uma cadeira de Senador, que é de 35 anos. Porém até o momento o deputado preferiu não se manifestar sobre a sua possível candidatura, isso porque ainda tem um considerável tempo de legislatura e não irá misturar as coisas.

Fonte: JH Notícias