NÃO EXISTE
Taxistas de Porto Velho tentaram inscrever chapa para disputar eleições e descobriram que o Sindicato dos Taxistas Autônomos do Estado de Rondônia (SINDTAXI), não tem sede. O chamamento público foi feito no jornal Diário da Amazônia, edição do dia 28 do mês passado.
RESIDÊNCIA
Na sexta-feira, integrantes da categoria foram ao local indicado no edital publicado no Diário da Amazônia em 28/06/2023, que convocava para as eleições.
RESIDÊNCIA 2
O lugar deveria ser a sede do Sindicato dos Taxistas Autônomos do Estado de Rondônia – SINDTAXI, no endereço à Rua Ponto Coqueiro, n° 6779, Bairro Três Marias.
RESIDÊNCIA 3
No entanto, os taxistas encontram uma simples residência, sem qualquer placa indicativa de que ali funcionaria o Sindicato. A casa estaria fechada e nenhum vizinho soube informar quem é o morador do local.
SEM O QUE FAZER
Diante da situação, os taxistas não puderam protocolar correspondência e requerer informações e documentos necessários para o registro de chapa, como ficha de inscrição, lista de votantes entre outros itens necessários.
REGISTRO
O grupo de taxistas filmou toda a tentativa infrutífera de falar com alguém que respondesse pelo Sindicato e pela Comissão. Eles alegam que a situação prejudica e compromete a intenção de registrar uma chapa para concorrer nas eleições convocadas.
MEDIDAS
Para oficializar o ato, os taxistas fizeram registro de Ocorrência Policial e irão denunciar o assunto ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
DOMÍNIO
Os taxistas apontam que a entidade estaria sem diretoria eleita há vários anos, sem ter uma ata atualizada de eleição e posse registrada em Cartório. Apesar disso, um ex-presidente teria sido o responsável pela publicação.
REGULARIZAÇÃO
Diante da suposta situação irregular, um advogado informou aos taxistas que para reativar a entidade seria preciso formar uma comissão, reativar o CNPJ, oficiar a refundação do sindicato junto ao MTE e conduzir um novo processo eleitoral em assembleia da categoria.
ASCOP
Falando em sindicato, vem aí a Associação dos Conselhos e Ordens Profissionais de Rondônia (ASCOP/RO). A entidade, constituída sob a forma associativa e pessoa jurídica de direito privado, deverá atuar como objetivo de debater questões de interesse comum, com foco em aspectos jurídicos, administrativos e políticos.
ASCOP 2
A entidade é resultado de aprovação unânime de 13 Conselhos Profissionais que se reuniram e aprovaram a criação da ASCOP/RO. A Associação visa fortalecer as profissões e promover a multiplicação de boas práticas.
REPRESENTATIVIDADE
A associação nasce com a proposta de ser uma voz ativa e representante dos profissionais de Rondônia, com a ideia de garantir a valorização das profissões e o reconhecimento de suas competências perante a sociedade e as instituições.
PRÓXIMOS PASSOS
O próximo passo a ser dado é a elaboração da proposta de estatuto, que deverá ocorrer já nesta semana. Na sequência, haverá uma convocação para a Assembleia de fundação, com data prevista para o dia 08 de agosto de 2023.
OFICIAL
Na ocasião, será formalizada a manifestação de interesse em integrar a diretoria e aprovação do estatuto. O documento será deliberado e, em seguida, registrado em cartório conforme define a Legislação vigente.
OUTRO LADO
A coluna tentou contato com o número que consta na internet como sendo do SINDTAXI, mas ninguém atendeu às ligações.
COLORIDO
O céu de Rondônia proporcionou um espetáculo diferente na tarde de sexta-feira (7), com a celebração dos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, conhecido como pai da aviação. A ação foi organizada pela Prefeitura em parceria com a Base Aérea de Porto Velho (BAPV).
MULTIDÃO
Milhares de pessoas se reuniram no Espaço Alternativo para ver a apresentação de número 4.020 do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça.
HIPNOTIZADOS
Foi um verdadeiro show no céu, com as pessoas olhando o tempo todo para o alto onde estavam 7 aeronaves. Os aviões fizeram mais de 50 acrobacias durante cerca de 40 minutos.
NA ESTRADA
Universitários e professores de várias instituições de ensino superior do Brasil, seguiram no sábado para mais uma edição do Projeto Rondon, que visa promover a integração social e o desenvolvimento sustentável em várias regiões.
TURMA
São 250 universitários na operação “Sentinelas Avançadas”, que estão desenvolvendo ações voltadas para oficinas de formação nas áreas de Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente.