Search
Close this search box.

ENTREVISTA NO JH – Ivonete Gomes, a jornalista que viu o futuro na web, agora vê os Talentos do Futuro

Ivonete afirma que se encontrou na gestão pública
Publicidade

Uma das jornalistas de carreira mais sedimentadas do estado de Rondônia e atualmente secretária municipal de esportes em Porto Velho (RO), Ivonete Gomes, visitou a redação do JH Notícias para conversar sobre sua trajetória na imprensa, além de sua experiência na política e o trabalho realizado atualmente como gestora pública.

Ivonete Gomes teve seu primeiro trabalho na imprensa quando ainda tinha 19 anos de idade, portovelhense de nascimento e criação, ela ingressou na TV Allamanda, afiliada do SBT que na época estava em franca ascensão no jornalismo brasileiro, após uma seleção com mais de 200 pessoas que disputavam a vaga de repórter.

Publicidade

“Eu passei em frente à TV Allamanda e vi uma fila de pessoas em busca de uma vaga de emprego para repórter. Entrei na fila e passei por todos os estágios até conseguir me tornar repórter, na TV Allamanda cheguei a minha primeira reportagem de transmissão nacional, lá tive a oportunidade de me tornar jornalista correspondente para o SBT Brasil”, disse Ivonete Gomes.

O trabalho de Ivonete Gomes na televisão também passa pela Rede Amazônica, emissora afiliada da Rede Globo. Foi na afiliada da Globo que Ivonete Gomes desempenhou grandes trabalhos em vídeo reportagens que lhe renderam destaque em rede nacional, se tornando figura conhecida do grande público e chegando trabalhar na redação da Globo no Rio de Janeiro.

“Desempenhei em grandes pautas, eu fui a primeira repórter de Rondônia a ser levada para a Globo Rio. Na Globo eu posso afirmar que foi o local em que no meu desempenho de repórter em Rondônia vivi o bom jornalismo”, falou Ivonete Gomes.

Ivonete Gomes atuou no Estadão do Norte como editora do segundo caderno e foi no ano de 1999, quando em sociedade, fundou o jornal eletrônico Rondoniagora, o primeiro jornal 100% digital da região Norte do Brasil, chegando a vencer quatro prêmios IBEST, considerado na época como o “Oscar” da internet brasileira.

“Entramos em um terreno novo, a ideia era fazer um jornalismo moderno, independente, enxergamos que a web seria o futuro do jornalismo. Foi através de uma análise conjunta que chegamos ao entendimento do que seria uma manchete de web jornal, foto grande, texto curto”, relatou Ivonete Gomes.

O Rondoniagora rapidamente entrou no senso coletivo da população rondoniense além ter dado oportunidades em sua redação para que grandes nomes do jornalismo rondoniense pudessem ingressar na carreira jornalística na capital rondoniense.

Também foi o Rondoniagora o primeiro jornal eletrônico de Rondônia a promover cobertura jornalística em vídeo pela internet. Iniciando com transmissões do carnaval da capital e chegando a filiado a emissoras digitais espalhadas pelo planeta.

Estabelecida como jornalista, Ivonete Gomes recebe convite para assumir a gestão do esporte em Porto Velho através do comando da Secretaria Municipal de Esporte – SEMES. Para essa missão, Ivonete buscou qualificação acadêmica e técnica, mantendo-se à frente da pasta conquistou melhorias e projetos para o esporte na capital rondoniense.

Foi nos anos iniciais à frente da SEMES que Ivonete deu partida ao principal projeto de sua pasta, o “Talentos do Futuro”. Porém, em 2018 Ivonete decide sair da secretaria para disputar uma candidatura à deputada estadual.

“A minha experiência como candidata foi boa, ajudou a tirar o romantismo que eu tinha de uma eleição, além de me dar como jornalista a experiência de ser candidata, o que em breve pode se tornar um livro. Mas não pretendo disputar outra jornada eleitoral, me encontrei na gestão pública”, destacou Ivonete Gomes.

Após a experiência eleitoral Ivonete retorna com mais força à SEMES, e com ela o projeto Talentos do Futuro passa a se tornar uma ação social que além de capacitar e treinar jovens, muda vidas, movimenta a sociedade e abre espaço para a prática esportiva e atividades físicas de toda uma comunidade.

Atendendo crianças dos quatro até os 16 anos de idade, o Talentos do Futuro disponibiliza treinamento em onze modalidades para 1570 crianças na capital e 550 na região de distritos, todas uniformizadas, alimentadas e acompanhadas pelos profissionais da secretaria.

“Acredito  que é possível fazer gestão pública com eficiência e praticidade, trazendo retorno verdadeiro à comunidade, essa é a pauta de ação do prefeito Hildon Chaves”, disse Ivonete Gomes.

Com esse desempenho de gestão, o Talentos do Futuro já está rendendo frutos, como ginastas que hoje competem como representantes da seleção brasileira, jogadores de futebol atuando profissionalmente, além de títulos nacionais e sul-americanos.

“Esse projeto é ponto de onde uma série de ações serão promovidas, como por exemplo, a construção da vila olímpica com previsão de entrega para o próximo ano, onde os jovens poderão receber treinamento em alto rendimento, além de ser um espaço para a comunidade, a entrega dessa vila olímpica será um sonho realizado que está próximo”, ressaltou Ivonete Gomes.

Em seu jeito objetivo de desempenhar suas ações, seja no jornalismo, seja na gestão pública, Ivonete Gomes mostra vontade de fazer coisas eficientes e de alto retorno positivo para a cidade de Porto Velho.

Anúncie no JH Notícias