Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2019

Notícias de Política

Festa do Café celebra sucesso da colheita e homenageia produtores, afirma deputado Cirone Deiró

Postado em 20/08/2019 às 15h03min


Festa do Café celebra sucesso da colheita e homenageia produtores, afirma deputado Cirone Deiró

A Festa do Café foi idealizada pela prefeita Glaucione com o propósito de homenagear nossos cafeicultores e também celebrar o sucesso da nossa colheita, além de promover a integração entre os municípios produtores da região da Indicação Geográfica, Cafés Matas de Rondônia, destacou o deputado Cirone Deiró, ao falar sobre a   2º edição da Festa do Café que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto, no espaço Beira Rio, em Cacoal.

De acordo com o deputado, durante os dois dias de evento será realizada uma extensa programação de palestras, concursos de dança, concurso da rainha do café, barracas de comidas típicas e outras apresentações culturais relacionadas a essa importante atividade econômica de grande protagonismo para a cultura, economia e desenvolvimento social do município. Participam do evento, os municípios de Rolim de Moura, Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza, Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, São Miguel Do Guaporé, Alvorada d’Oeste, Santa Luzia d’Oeste, Novo Horizonte d’Oeste, Seringueiras, Primavera de Rondônia, São Felipe d’Oeste e Castanheiras, que integram a região da Indicação Geográfica, Cafés Matas de Rondônia.

O parlamentar lembrou que desde o seu início, Cacoal teve na cafeicultura uma importante atividade para os pioneiros que chegaram ao povoado ainda na década de 60. Segundo ele, essa preferência pela cultura do café se deve ao grande fluxo migratório de camponeses vindos de regiões, tradicionalmente, produtoras do grão, a exemplo dos estados do Paraná e Espírito Santo. “A tradição agrícola foi fortemente influenciada pelos padrões de produção da região de origem dos pioneiros, e a realização da Festa do Café homenageia todos os nossos pioneiros e essa forte atividade agrícola e econômica do nosso município”, afirmou.

Cirone Deiró destacou ainda a excelente qualidade do solo, fator que contribuiu para o desenvolvimento das atividades agrícolas, especialmente dos cafezais. “Com cerca de seis mil propriedades rurais, a cafeicultura se tornou uma atividade econômica de grande importância para a agricultura familiar em Cacoal. Ao longo dos anos, o município de Cacoal contribuiu para colocar o estado de Rondônia em posição de destaque na cafeicultura”, registrou, ao lembrar que muitos agricultores se inspiraram no êxito da cafeicultura cacoalense e levaram a cultura para outras regiões do estado.

Por ALE RO