E A SEGURANÇA?
Em meio ao crescente debate sobre a regulamentação do trabalho dos motoristas de aplicativos de transporte no Brasil, a recente proposta assinada pelo governo federal foca apenas em aspectos econômicos e perde uma grande oportunidade de criar mecanismos para resguardar a segurança dos motoristas e passageiros.
1DESCASO
A proposta parece esquecer que, além de uma fonte de renda para milhares de brasileiros, o transporte por aplicativo é, antes de tudo, um serviço que coloca em contato direto seres humanos em movimento pelas cidades.
FOCO
Especialistas em Medicina do Tráfego apontam que a segurança deveria ser o ponto de partida para qualquer discussão regulatória. É essencial considerar um modelo geral que assegure motoristas devidamente treinados, em perfeita condição de saúde física, mental e psicológica conduzindo veículos vistoriados e adequados para trafegar.
DIA A DIA
Quem anda diariamente pelas ruas de nossa capital, consegue observar com tranquilidade que é um salve-se quem puder. Diversos motoristas de aplicativo andam na contramão do que é mais básico na direção, como por exemplo ligar a seta ao fazer uma conversão.
EXIGÊNCIA
Atualmente, enquanto taxistas, por exemplo, enfrentam uma série de regulamentações rigorosas, incluindo inspeções veiculares frequentes, os motoristas de aplicativos operam sob um regime significativamente menos exigente.
RESULTADO
Essa discrepância cria uma disparidade não apenas em termos de custos operacionais, mas, mais preocupantemente, em termos de segurança para passageiros e motoristas.
SEM CONTROLE
Não há como garantir, na prática, que os motoristas tenham o tempo de descanso necessário, uma vez que ele pode atuar em várias plataformas. Por isso, é preciso regulamentar a jornada de trabalho para todos.
MEDIDA
O fator humano, responsável por 90% dos sinistros de trânsito, demanda uma atenção especial. A necessidade de reduzir o prazo de renovação da CNH para motoristas profissionais é evidenciada pela importância de garantir um acompanhamento constante da saúde física, mental e psicológica dos profissionais.
EXIGÊNCIA MAIOR
Ao utilizar o veículo como um instrumento de trabalho perde-se completamente a possibilidade de equiparação ao uso pessoal como é feito pela maioria dos motoristas.
CANSAÇO
Os especialistas apontam que Trajetos longos e mesmo os repetitivos aumentam a exposição ao risco, e quando a saúde física e psicológica desses profissionais não é avaliada com a devida periodicidade, o risco é compartilhado para todos nós.
AVALIAÇÃO
Os exames detectam a presença de transtornos, ou o agravamento deles, que interferem diretamente na capacidade do motorista dirigir em segurança.
EXEMPLOS
Transtornos mentais como ansiedade, estresse, síndrome de Burnout, por exemplo, são algumas condições que potencializam a violência viária.
TEM MAIS
Além disso, problemas na visão, na capacidade de reação e no desempenho cognitivo são outros fatores que podem potencializar os riscos de mortes no trânsito.
OPORTUNIDADE
Ao focar exclusivamente em aspectos econômicos, o projeto do governo perde a oportunidade de abordar de maneira efetiva a segurança viária.
BRAVATA
O Brasil está cada vez mais distante da meta da ONU de reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030, e se quisermos reverter essa tendência, é vital que as discussões sobre o transporte ultrapassem o limite dos aspectos econômicos, populistas e com fins eleitoreiros, como vem acontecendo há anos.
CULTURA
Agora em março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Rondônia e a outros estados convidando o público a debater o país além da tela. Toda gratuita, a programação acontece em Porto Velho, no Audicine do Sesc Esplanada, na Av. Presidente Dutra, 4175, Olaria.
SEMANA QUE VEM
Na quarta-feira, 13 de março, às 19h, ocorrerá a cerimônia de abertura e a exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, cineasta homenageado nesta edição. A agenda de exibições segue até dia 15, sexta-feira.
BRASIL
Com todas as regiões representadas nas produções cinematográficas selecionadas, a Mostra tem 18 filmes de cineastas escolhidos por terem relação direta com os temas abordados nas telas, como racismo e os direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+.
DIVISÃO
As sessões foram organizadas em programas divididos com os títulos “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos”. O evento é promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em parceria com o Ministério da Cultura e tem produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo realizado em todas as capitais do país e no Distrito Federal.
RONDÔNIA
Em Porto Velho, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Departamento de Comunicação (DACOM), é responsável pela produção local da atividade em parceria com o Sesc Rondônia e apoio técnico audiovisual de sua Coordenação de Cultura.
PARABÉNS
A Coluna parabeniza todas as mulheres pela data de hoje, embora eu ache que todo o dia é Dia da Mulher.